ividades: 01. Descreva como ficou a situação do negro após o processo de liberdade?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Após a Lei Áurea, os negros libertos foram buscar moradia em regiões precárias e afastadas dos bairros centrais das cidades. Uma grande reforma urbana no Rio de Janeiro, em 1904, expulsou as populações pobres para os morros A campanha abolicionista, em fins do século XIX, mobilizou vastos setores da sociedade brasileira.
Explicação:
Resposta:
A situação do negro depois do processo de liberdade foi péssimo, como os negros eram escravos, eles trabalham para os seus senhores e recebiam uma quantidade muito medíocre de comida, e o lugar onde dormiam era nas senzalas que eram desconfortáveis e sujas, além de precisar compartilhar as senzalas com outros escravos. Porém, depois do direito de liberdade dos escravos, eles não tinham onde morar, e foram para as ruas, o que hoje chamamos de mendigo, também não tinham o que comer devido a falta de emprego, já que os escravos eram analfabetos e sem estudo, e assim se tornaram a última opção dos patrões para contratarem seus empregados.
Então resumindo, depois do processo de liberdade, os negros não tinham o que comer, não tinham onde morar, e não conseguiam empregos, e gerando então as favelas, construídas por pessoas que não tem onde morar.