(ITA) Dadas as afirmações:
I) O Uruguai, poema épico que antecipa em várias direções o Romantismo, é motivado por dois propósitos indisfarçáveis: exaltação da política pombalina e antijesuitismo radical.
II) O (A) autor(a) do poema épico Vila Rica, no qual exalta os bandeirantes e narra a história da atual Ouro Preto, desde a sua fundação, cultivou a poesia bucólica, pastoril, na qual menciona a natureza como refúgio.
III) Em Marília de Dirceu, Marília é quase sempre um vocativo; embora tenha a estrutura de um diálogo, a obra é um monólogo – só Gonzaga fala, raciocina; constantemente cai em contradição quanto à sua postura de Spastor e sua realidade de burguês.
Está(ão) Correta(s):
a) Apenas I
b) Apenas II
c) Apenas I e II
d) Apenas I e III
e) Todas
O gabarito diz letra "D", mas acho que a letra é "B"
Por quê é letra "D" ?
Soluções para a tarefa
Resposta: a resposta é letra C
Explicação: acabei de fazer a prova com essa questão e tá dando que o certo era letra c
A respeito das obras "O Uruguai", "Vila Rica" e " Marília de Dirceu'Assim, faz-se correta a LETRA D, uma vez que apenas as afirmativas I e III estão corretas.
Vamos analisar cada uma das afirmativas:
I - Correta: O poema épico intitulado "O Uruguai" antecipa em variadas direções o Romantismo, sendo motivado por dois propósitos que não se pode disfarçar: exaltação da política pombalina e antijesuitismo radical.
II - Incorreta, explicação: O (A) autor(a) do poema épico Vila Rica exalta a Inconfidência Mineira.
III - Correta: No poema Marília de Dirceu, que embora tenha a estrutura de diálogo, na realidade tem-se um monólogo: apenas Gonzaga fala e raciocina, por isso Marília é quase sempre um vocativo.
Leia mais sobre o poema Marília de Dirceu: https://brainly.com.br/tarefa/24065309