. (ITA-2002) Leia o seguinte trecho com atenção: Iniciamos a jornada, uma jornada sentimental, seguindo as regras estabelecidas. Os cavalos pisavam tão macio, tão macio que parecia estarem calçados de sapatilhas. A rigor não pisavam. Faziam cafuné com as patas delicadas ao longo do caminho. O confronto das frases "Os cavalos pisavam" e "A rigor não pisavam" concretiza: a) um desmentido. b) uma indecisão. c) uma ironia. d) uma contradição. e) um reforço.
Soluções para a tarefa
Resposta:
e) um reforço
Explicação:
O confronto das frases "Os cavalos pisavam" e "A rigor não pisavam" concretiza um reforço, e por isso a alternativa correta é a letra E.
Em um primeiro momento, o autor fala que os cavalos pisavam, mas logo ele enfatiza que eles pisavam de uma maneira muito suave, e para reforçar essa fala, ele logo diz que, a rigor, eles não pisavam. Ou seja, os passos eram dados de modo tão leve que era como se os cavalos não chegassem a pisar. Há um reforço do autor sobre o que ele fala.
Reforço de ideias na língua portuguesa
Qualquer autor, seja de uma frase escrita ou falada, pode tentar reforçar o que fala por meio dos instrumentos linguísticos, que possibilitam uma melhor dissertação sobre o assunto, para que fique mais claro para o receptor.
Veja mais sobre discurso linguístico em:
https://brainly.com.br/tarefa/49540968