Irapuru - O canto que encanta
Certo jovem, não muito belo, era admirado e desejado por todas as moças de sua tribo por tocar flauta maravilhosamente bem. Deram-lhe então o nome de Catuboré, flauta encantada. Entre as moças, a bela Mainá conseguiu seu amor; casar-se-iam durante a primavera.
Certo dia, já próximo do grande dia, Catuboré foi à pesca e de lá não mais voltou.
Saindo a tribo inteira à sua procura, encontraram-no sem vida, à sombra de uma árvore, mordido por uma cobra venenosa. Sepultaram-no no próprio local.
Mainá, desconsolada, passava várias horas a chorar sua grande perda. A alma de Catuboré, sentindo o sofrimento de sua noiva, lamentava-se profundamente pelo infortúnio. Não podendo encontrar a paz, pediu ajuda ao deus Tupã. Este, então, transformou a alma do jovem no pássaro irapuru, que, mesmo com escassa beleza, possui um canto maravilhoso, semelhante ao som da flauta, para alegrar a alma de Mainá.
O cantar do irapuru ainda hoje contagia com seu amor os outros pássaros e todos os seres da natureza.
a. Quem vive a história de amor contada nessa narrativa? E o que acontece com o jovem casal?
b. Por que o jovem Catuboré era tão admirado pelas moças de usa tribo?
c. Identifique e copie o trecho que comprova a presença de interferência divina na vida da comunidade em que vivia Catuboré.
d. Podemos dizer que o objetivo dessa história é explicar a origem de algo? Justifique.
e. Agora, eu quero ler sua versão desta lenda, então, reescreva para mim.
me ajudem pfv
Soluções para a tarefa
Oi
a. Quem vive a história de amor contada nessa narrativa? E o que acontece com o jovem casal? R:Mainá e Catuboré,o jovem casal resolveu se casar quando estava próximo o dia deles se casarem o Catuboré saiu para pescar a tribo inteira incrusilve Mainá saiu a sua procura quando eles chegaram lá viu Catuboré na sombra de uma árvore, mordido por uma cobra.Mainá fico muito triste então ela pediu ajuda para o deus Tupã,Ele então transformou a alma do jovem Catuboré em um lindo pássaro que cantava maravilhosamente bem igual a sua flauta.
b. Por que o jovem Catuboré era tão admirado pelas moças de usa tribo? R: Porque ele tocava flauta maravilhosamente bem.
c. Identifique e copie o trecho que comprova a presença de interferência divina na vida da comunidade em que vivia Catuboré.
R: “[...] Não podendo encontrar a paz, pediu ajuda ao deus Tupã. Este, então, transformou a alma do jovem no pássaro irapuru [...]”.
d. Podemos dizer que o objetivo dessa história é explicar a origem de algo? Justifique sua resposta. R: Apesar de a narrativa contar uma história de amor, o desfecho dá uma explicação sobre a origem do pássaro irapuru.
Me desculpa mais eu não sei a E não é por preguiça só orrivel em reescrever mais espero que às respostas te ajude eu já fiz essa tarefa só que não tinha essa parte de reescrever por isso que eu não sei e me desculpa novamente por não ajuda na E.
Espero te ajudado ❤️
Se vc puder colocar como melhor resposta eu ficaria muito feliz ☺️