Investigue na internet e descreva o que é o Arduino, dizendo suas principais características e dando quatro exemplos de placas Arduino, com suas respectivas aplicações.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Arduino é uma plataforma de prototipagem eletrônica de hardware livre e de placa única, projetada com um microcontrolador Atmel AVR com suporte de entrada/saída embutido, uma linguagem de programação padrão, a qual tem origem em Wiring, e é essencialmente C/C++.
Características
Nascido na cidade de Ivrea, na Itália, em 2005, o Arduino foi projetado inicialmente para aplicações escolares. Mas o sucesso dessa placa foi tão grande, que caiu no gosto popular dos apaixonados por tecnologia e inovação. Porém, na hora de comprar uma dessas placas, fica complicado escolher o modelo mais adequado, visto que há um grande número de tipos de Arduino e funções disponíveis. A seguir vamos apresentar um breve resumo de alguns modelos de Arduino e suas principais características.
ARDUINO UNO
O modelo mais popular, geralmente a primeira opção de quem pensa em comprar um Arduino. Ele possui um bom número de portas e grande compatibilidade com os shields disponíveis no mercado. Além de um processador ATMEGA328, 14 portas digitais, em que 6 delas podem ser usadas como saidas PWM e 6 portas analógicas. A alimentação (selecionada automaticamente), pode vir da conexão USB ou do conector para alimentação externa (recomendável 7 à 12 Vdc). Esta placa, na versão com soquete, permite a troca do chip microcontrolador ATMEGA328 facilmente em caso de dano ao microcontrolador ou se o mesmo for utilizado em projetos dedicados. Existe também a placa Arduino Uno versão SMD, com o microcontrolador soldado na placa.
ARDUINO MEGA 2560
Versão maior da placa Arduino, indicada para projetos mais complexos. Essa placa se destaca por ser normalmente utilizada em impressoras 3D e projetos de robótica. Possui um microcontrolador ATMEGA2560 e 54 portas digitais, das quais 15 podem ser usadas como PWM, além de 15 portas analógicas. Clock de 16 Mhz, conexão USB e conector para alimentação externa.
ARDUINO LEONARDO
Placa similar ao Arduino Uno. Possui um microcontrolador ATMEGA32u4, além de 20 portas digitais, das quais 7 podem ser usadas como PWM, e 12 como portas analógicas. Também possui clock de 16 Mhz e conexão pra alimentação externa (diferentemente do Uno que possui conector micro-usb para ligação ao computador). Outra característica dessa placa é o chip de conexão USB integrado ao microcontrolador, o que elimina a necessidade de um chip adicional de comunicação na placa, e permite que o Arduino Leonardo seja reconhecido pelo computador como se fosse um mouse ou um teclado, e não necessariamente como uma porta serial (também disponível).
ARDUINO DUE
Placa com a maior capacidade de processamento. Baseada em um microcontrolador ARM de 32 bits e 512 Kb de memória, totalmente disponível para os mais variados projetos. Possui uma memória ROM dedicada com bootloader gravado de fábrica, 54 portas digitais, das quais 12 podem ser usadas como PWM, e 12 portas analógicas. Possui também 4 chips controladores de portas seriais, conexão USB e conector para alimentação externa.