Introduções da história da língua portuguesa
Soluções para a tarefa
A língua portuguesa é originária do latim vulgar. É adotada por cerca de 230 milhões de pessoas, sendo o oitavo idioma mais falado no planeta. Está presente em quatro continentes.
Além do Brasil, o português também é o idioma de Angola, Cabo Verde, Guiné Bissau, Moçambique, São Tome e Príncipe e, claro, Portugal. É hoje a segunda língua de alguns países da África, da América, além de Macau e Goa.
Desde 1986, o português é uma das línguas oficiais da União Europeia. Em 1996, foi criada a CPLP (Comunidade dos Países de Língua Portuguesa). O objetivo da entidade é aumentar a cooperação entre os países, criar parcerias e difundir o idioma.
História da Língua Portuguesa no Brasil
Foi o processo de expansão territorial português que levou a língua a quatro continentes. Onde chegou, o idioma sofreu com as influências locais.
No Brasil, por exemplo, há palavras em português que são de origem indígena ou negra. O Brasil também apresenta imensa diversidade.
O termo usado para classificar os dialetos é a dialectologia. No Brasil, os estudiosos consideram seis grupos dialectológicos.
O grupo da região da Amazônia é denominado amazônico, e a do nordeste, nordestino. O restante do país é dividido em baiano, fluminense, mineiro e sulista. A região localizada no norte do Estado do Mato Grosso é classificada como incaracterística.