Geografia, perguntado por KellyCampos2070, 1 ano atrás

introdução sobre terremoto​

Soluções para a tarefa

Respondido por patrickhernamdes1
3

Resposta:

Os terremotos são também chamados de abalos sísmicos ou tremores de terra. Um abalo sísmico resulta da dinâmica interna da Terra, e libera rapidamente grandes quantidades de energia e produz ondas elásticas (vibrações) que se propagam por toda a Terra.          

Alguns termos relacionados com terremotos são: hipocentro (ou foco real), onde é originado o movimento e epicentro, que é a parte da superfície da crosta terrestre que é afetada de forma mais intensa.

Estes movimentos terrestres são registrados e estudados em estações sismológicas, através da utilização de instrumentos como o sismógrafo, por exemplo. Estas estações tentam prever o acontecimento de terremotos, tendo em conta os distúrbios geofísicos verificados.

Dependendo da sua magnitude e intensidade, um terremoto pode provocar efeitos catastróficos em zonas habitadas. Um terremoto de elevada magnitude pode destruir prédios, pontes, ruas, estradas, etc. Os fracos abalos sísmicos ou microterremotos ocorrem diariamente em todo o mundo, mas não são sentidos devido a baixa magnitude.

A magnitude de um sismo é quantidade de energia liberada no hipocentro, normalmente medida através das escalas logarítmicas de Richter ou Magnitude de Momento (MMS). Quando a magnitude atinge valores superiores a 6 graus, os efeitos dos terremotos podem ser destrutivos em lugares habitados. A mais elevada magnitude registrada foi de 9.5 graus, no Chile, em 1960.

A intensidade mede qualitativamente as consequências do terremoto na superfície terrestre. A Escala de Mercalli Modificada é a mais utilizada e varia a intensidade de I a XII graus.

Perguntas interessantes