Introdução para um trabalho sobre diferença entre remédios industrializados, manipulados e de homeopatia; diferença entre as tarjas vermelha, preta e amarela.
Soluções para a tarefa
Tarja vermelha
Necessitam de receita médica, pois são destinados a quadros clínicos que exigem maior cuidado e controle. Alguns precisam que a receita médica seja retida, pois são medicamentos controlados e psicotrópicos, que podem causar dependência e trazer muitos efeitos colaterais e contraindicações.
Tarja preta
São vendidos, também, somente com receita médica, mas necessitam de maior controle, já que podem apresentar mais efeitos colaterais e reações adversas, possuem ação sedativa e podem causar dependência.
Tarja amarela
Quando a tarja é amarela, indica que se trata de um medicamento genérico. O genérico é um medicamento com o mesmo princípio ativo (sal) e eficácia do referência, mas é fabricado por outros laboratórios depois que a patente daquele princípio ativo expira.
Os laboratórios pesquisam diversas substâncias e, quando encontram uma eficaz para algum tratamento, ela é patenteada. Desse modo, apenas este laboratório pode fabricar o medicamento com esse princípio ativo, sendo o medicamento referência.