Filosofia, perguntado por raissa5916, 10 meses atrás

introdução filosofia da ciência por favor

Soluções para a tarefa

Respondido por rogerescudeiro
9

Filosofia da Ciência constitui-se como uma área do conhecimento que se preocupa em refletir a respeito da construção das ciências, seus métodos, seus fundamentos, suas implicações e a relação de tais implicações com as ideologias inerentes à relação ciência e sociedade.

Assim, segundo Araújo (2003), se utiliza a filosofia para pensar sobre a ciência, e se utilizam resultados científicos para pensar a filosofia, que trata do conhecimento em seu aspecto vulgar, científico e filosófico. Para a autora, conhecer é apreender, é apropriar-se espiritualmente de algo, que pressupõe dois elementos, o sujeito, aquele que conhece, e o objeto, o algo que se conhece.  

O conhecimento vulgar é o que chamamos de senso comum, aquele que fornece a maior parte das noções que temos em nosso cotidiano, ele é a base para o conhecimento científico, que assinala outra atitude, pois não se conforma com o senso comum. O trabalho científico se constitui ordenadamente, realizando uma classificação, uma síntese, buscando nexos ou laços que unam fatos e ideias.

A proposta do conhecimento filosófico é fornecer ideias e conteúdos que transformem a realidade, tendo como objeto de análise as ideias. Elas são raciocinadas e dessa maneira os filósofos buscam a verdade. Esse conhecimento questiona o homem e as coisas da vida. É um conhecimento racional, sistemático, geral e crítico.


Perguntas interessantes