introduçao dos jogos indigenas
Soluções para a tarefa
O Brasil, por se tratar de um país com inúmeros imigrantes e povos indígenas possui uma variedade de jogos tradicionais e populares (VINHA, 2004). Dentre eles se destacam os indígenas, que segundo a Fundação Nacional do Índio (FUNAI), a sua população é de 734 mil pessoas, distribuídas em 225 etnias com 180 línguas diferentes.
A partir da vinda dos europeus para a América, os jogos tradicionais e populares indígenas ficaram em desuso frente ao acelerado processo de urbanização que se estabelecia no Brasil nos séculos anteriores (VINHA, 2004). Apenas recentemente é que as práticas corporais e os jogos indígenas têm ganhado o interesse de pesquisadores (FASSHEBER, 2006; VINHA, 2004). De acordo com isso, Renson (1992) afirma que apenas nas últimas décadas a pesquisa antropológica sobre jogos e esportes teve um avanço. Entretanto, Barata (2007) menciona que pesquisadores da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) relataram que ainda há poucas exposições relevantes sobre a cultura indígena e menos ainda sobre seus suas práticas esportivas.
Um dos aspectos a ser considerado em pesquisas é que os índios possuem uma diversidade de culturas devido à variedade de etnias existentes, portanto, cada etnia possui sua organização social e econômica, alem de práticas corporais próprias. Entretanto, por muitas pessoas ainda são vistos como pertencentes de uma única cultura (ALMEIDA, 2008).
Com isso, a diversidade de jogos praticados pelos indígenas parece ser imensurável. Fassheber (2006) afirma que elementos comuns como, por exemplo, o arco e flecha, possuem formas de utilização, espaços, tempos e significados diferentes para cada etnia, trazendo uma diversidade ainda a ser pesquisada. Além disso, as culturas indígenas entranham-se num processo de globalização, alterando suas culturas e, logo seus jogos e práticas corporais tradicionais. Desta forma, o objetivo do presente estudo é identificar os jogos tradicionais indígenas assim como aqueles que sofreram alterações pela cultura ocidental.