intertextualidade é
Soluções para a tarefa
Olá!!!!
Boa tarde!!!!!
Intertextualidade é a criação de um texto a partir de outro existente.
A intertextualidade pode ser caracterizada de duas formas: explícita (direta) e implícita (indireta). No primeiro caso, temos a citação do texto usado como referência no material produzido — ou seja, são fornecidos elementos que vão ajudar a identificar a presença desse “texto base”. Esse tipo de intertextualidade pode ser usado em resenhas, anúncios publicitários, citações etc. Já a intertextualidade implícita não estabelece uma relação direta com o texto fonte, por isso, exige do leitor mais atenção e análise para entender a referência do conteúdo. Sendo assim, ela é bastante comum em paródias, poesias, músicas, paráfrases e textos publicitários. Independentemente de ela ser explícita ou implícita, existem diferentes tipos de intertextualidade. Confira, então, quais são os principais deles!
Paráfrase
- intertextualidade incide na temática. Grosso modo, aqui é utilizado um texto fonte em que a ideia central é reafirmada em um novo conteúdo, com estrutura e estilo próprio.
Paródia - ocorre a alteração da temática do texto base de maneira que a ideia expressada nele seja contrariada. Para isso, são utilizados tons de ironia e sátira, geralmente para evidenciar a crítica e a reflexão por meio de um momento de usufruição e gracejo.
Referência ou alusão - na referência ou alusão, a intertextualidade não ocorre de maneira direta, pois são usadas características secundárias do texto fonte. Esse tipo costuma ser empregado em conteúdos cujo objetivo é oferecer uma sugestão ou alusão a um acontecimento, personagem etc.
Epígrafe
- é o uso de um texto fonte na introdução de um novo conteúdo. Essa técnica é muito usada em trabalhos acadêmicos, por exemplo, inserindo-se frases ou trechos de pensamentos que servem de apresentação do conteúdo que virá a seguir.
Pastiche - ocorre quando se reproduz traços do estilo ou técnicas específicas presentes no texto base (geralmente relacionadas ao seu autor), sem a intenção de criticá-los ou satirizá-los. Esse tipo de intertextualidade é bastante comum em músicas e imagens.
Citação
- é um recurso muito usado no meio jornalístico, pois tem a finalidade de proporcionar credibilidade ao novo texto. Por isso, inclusive, costuma ser feita de forma direta, reproduzindo trechos do texto fonte. Nesses casos, a referência precisa ser destacada com aspas e constar a identificação do seu autor.
O intertexto serve para ilustrar a importância de ter conhecimento sobre o que acontece no mundo, e de como isso pode interferir na compreensão do conteúdo.
Tenha uma ótima semana de estudos!!!!!
Deus abençoe!!!!
Espero ter te ajudado!!!
É um mecanismo utilizado para determinados tipos de textos tornando-se assim, um modelo. A Paródia, é algo cômico, uma desconstrução do original. A Paráfrase, ela é importante na produção textual, ela serve para reafirmar as idéias no texto já existente. Quando você lê algo e demonstra conhecimento sobre aquilo, você escreve com outras palavras. Temos a Citação, quando a gente levanta uma hipótese a gente pode utilizar nosso conhecimento científico ou literário para assim, embasar.
Espero ter ajudado. Bons estudos.
Qualquer duvida entre em contato.