Interrupções são sinais de controle gerados pelos dispositivos de E/S para que sejam atendidos ou gerados pelo sistema operacional para reivindicar alguma ação dos dispositivos de E/S. Em ambos os casos, acontece uma interrupção do processo corrente para que a interrupção seja tratada. Diante das afirmações abaixo:
I – uma das diferenças entre a troca de contexto para o tratamento de uma interrupção e o tratamento de uma função (subrotina) é o empilhamento, além do PC, do registrador de flags (ou PSW – Program Status Word), no caso da interrupção;
II – para se permitir uma maior flexibilidade, todo código que representa o tratamento das interrupções é mantido pelo Sistema Operacional. E não mais no chip do BIOS (Basic Input-Output System), como era antigamente. Dessa forma, as atualizações do sistema operacional também têm o objetivo de melhorar o tratamento das interrupções;
III – uma interrupção “Int” é dita como reentrante caso durante o tratamento da reivindicação realizada pelo processo P1 esta seja interrompida (antes do seu término), para atender uma reivindicação feita por um processo P2. A determinação de reentrância é feita, entre outros motivos, pelo não uso de variáveis compartilhadas. Caso a interrupção use uma variável com localização fixa na memória, o valor manipulado por uma instância de “Int” poderá ser alterado por outra instância de “Int”. Nesse caso, o controle seria perdido.
É certo afirmar que:
a. Apenas a afirmativa II está correta.
b. Apenas a afirmativa III está correta.
c. Apenas a afirmativa I está correta.
d. Apenas as afirmativas I e III estão corretas.
e. Apenas as afirmativas II e III estão corretas.
Soluções para a tarefa
Respondido por
0
A alternativa correta é a e. Apenas as afirmativas II e III estão corretas.
Os dispositivos de entrada e saída (E/S) são, normalmente, mais lentos do que o processador. Visto que são processadores de primeiro contato.
Para que o processador não fique esperando pelos dispositivos de E/S, os sistemas operacionais fazem uso de interrupções, que são sinais enviados do dispositivo de E/S ao processador.
Espero ter ajudado.
Perguntas interessantes