Filosofia, perguntado por andrygg, 11 meses atrás

interprete "o homem é a medida de todas as coisas; daquelas que são, enquanto são; e daquelas que não são, enquanto não são". Protágoras​

Soluções para a tarefa

Respondido por davegrohl2006
5

Resposta:

O homem é o critério de verdade de modo que nem Deus, nem a Natureza e nem nada metafísico (o que está além da materialidade, o céu religioso por exemplo) podem dar os parâmetros de Verdade ao qual todos devem seguir. Além disso, tudo é convenção, ou seja, a Verdade seria apenas aquela que fora dada por um acordo feito pela maioria. Ex: Se eu conseguir convencer uma grande maioria das pessoas que uma caneta é um lápis e se essa maioria aderir e fazer aderir um número maior de pessoas, a caneta será um lápis até que alguém chegue e prove o contrário.

Outra coisa: Protágoras encerra a discussão levantada pelos pré-socráticos da physis anteriores a ele sobre quem veio primeiro e deu origem a todas as coisas. Para Protágoras, essa discussão era inútil  já que não impactava a vida prática das pessoas e não solucionava questões do dia a dia. Logo, quem determina o que é verdadeiro ou falso não são Deus, Natureza ou qualquer coisa metafísica, é somente o homem e ninguém mais; A quem o conhecimento deve ser direcionado é ao homem e nada mais!

Espero ter ajudado!

Perguntas interessantes