Interprete a passagem bíblica a seguir sobre o enfrentamento entre os apóstolos Pedro e Paulo: " E, chegando Pedro à Antioquia, lhe resisti na cara, porque era repreensível. Porque, antes que alguns tivessem chegado da parte de Tiago, comia com os gentios; mas, depois que chegaram, se foi retirando, e se apartou deles, temendo os que eram da circuncisão. E os outros judeus também dissimulavam com ele, de maneira que até Barnabé se deixou levar pela sua dissimulação. Mas, quando vi que não andavam bem e direitamente conforme a verdade do evangelho, disse a Pedro na presença de todos: Se tu, sendo judeu, vives como os gentios, e não como judeu, por que obrigas os gentios a viverem como judeus? Nós somos judeus por natureza, e não pecadores dentre os gentios. Sabendo que o homem não é justificado pelas obras da lei, mas pela fé em Jesus Cristo, temos também crido em Jesus Cristo, para sermos justificados pela fé em Cristo, e não pelas obras da lei; porquanto pelas obras da lei nenhuma carne será justificada." A Bíblia de Jerusalém. São Paulo: Paulus, 1995. Gálatas 2:11-16. Sabe-se que os apóstolos Pedro e Paulo possuíam opiniões divergentes sobre os requisitos que um fiel deveria cumprir para ser considerado cristão. A partir dessa afirmação e do texto de Gálatas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas: I. O apóstolo Pedro entendia que a circuncisão deveria ser um pré-requisito para que os fiéis fossem considerados cristãos. Assim, na visão de Pedro, todo cristão deveria ser judeu. Contudo, Paulo discordava. PORQUE II. Paulo entendia que a circuncisão deveria ser no coração, ou seja, deveria ser metafórica e representar a conversão espiritual dos que quisessem se integrar ao Cristianismo. Assim, Paulo teria uma visão mais expansionista com relação ao Cristianismo. Em suma, para esse apóstolo, todos poderiam ser aceitos por Deus, e não apenas os judeus. Acerca dessas asserções, avalie a alternativa correta: Alternativas Alternativa 1: As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira. Alternativa 2: As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda não é uma justificativa correta da primeira. Alternativa 3: A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda é uma proposição falsa. Alternativa 4: A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda é uma proposição verdadeira. Alternativa 5: Tanto a primeira quanto a segunda asserção são preposições falsas.
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Resposta:
As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
Explicação:
Página 114
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Resposta:
Alternativa 1 - Material de estudo pág. 114 Paragrafo 3
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As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.