História, perguntado por LayOliveira2838, 1 ano atrás

Quatro doenças que vitimavam marinheiros na época das grandes navegações

Soluções para a tarefa

Respondido por thay681
25
falta de vitamina C causava uma das doenças mais temidas pelos marinheiros na época das grandes navegações: o escorbuto. Por viajarem por um longo período sem se alimentar de frutas e verduras frescas, ingerindo basicamente bolachas e carne salgada, tornavam-se muito suscetíveis a esse mal, que podia até levar à morte.
Os sintomas dessa doença são terríveis: a boca e as gengivas ficam inflamadas e sangram, e os dentes podem chegar a cair. Além disso, o doente perde o apetite, sofre de dores nas juntas, inquietação e anemia, e sua pele fica tão sensível que qualquer pancada gera uma grande mancha. Só para ter uma ideia dos estragos que o escorbuto causa, Vasco da Gama, em uma de suas viagens, perdeu 100 dos 160 homens de sua tripulação, atacados pela moléstia.
Mas, felizmente, o quadro dessa doença passou a mudar no século XVIII, quando o médico escocês James Lind recomendou que se adicionasse suco de limão ao regime alimentar dos marinheiros, deixando a dieta deles rica em vitamina C e fazendo com que o número de casos de escorbuto diminuísse sensivelmente. Hoje, a doença praticamente abandonou os marinheiros, mas ainda atinge pessoas que não possuem uma alimentação equilibrada.
Bons Estudos!
Respondido por naldogoncalves83
1

Resposta:

escorbuto

Explicação:

e isso espero ter ajudado

Perguntas interessantes