História, perguntado por janykacau, 4 meses atrás

Interpretar a função de determinadas práticas em uma sociedade significa compreender uma operação de sentido que nem sempre é clara (e quase nunca é) para as pessoas que vivem na sociedade em questão. Muitas vezes são hábitos naturalizados pelos membros dessa sociedade e, portanto, são simplesmente reproduzidos. Se esse sentido nem sempre é claro, cabe ao etnógrafo tentar trazer à luz esses elementos obscuros e estrangeiros. Contudo, esse sentido tem de ser buscado na própria forma como os povos estudados o elaboram. Aqui se encontra algo que explica a grande importância da pesquisa de campo: só é possível chegar nesse grau de compreensão com a convivência, na imersão com as culturas estudadas. Isso porque existem aspectos que só são captados com a presença constante. Esses aspectos são indescritíveis e levam em conta de modo importante a subjetividade do antropólogo – a que Malinowski chamou de imponderáveis da vida cotidiana. Considerando este excerto, quais são as consequências e implicações para o pensamento histórico de tomar essas práticas a partir de suas funções presentes em uma sociedade? a. O funcionalismo pôde demonstrar como cada uma das culturas teria um modo semelhante de transformar algo em parte de seu cotidiano e de dar um significado para aquilo. b. No que diz respeito às temporalidades e possibilidades históricas, esse pensamento inauguraria, juntamente com o culturalismo, a ideia de temporalidades universais. c. Em oposição ao tempo único dos evolucionistas, pensava a passagem do tempo não como uma categoria estendida para todos os lugares do Planeta, mas como algo que teria um ritmo muito próprio em cada cultura, com objetivos e princípios próprios. d. As implicações dessas novas formulações, propostas pelo funcionalismo malinowskiano estariam na continuação de um paradigma de interpretação baseado em categorias universalistas. e. Uma de suas implicações estaria em demonstrar que a própria noção de passagem do tempo teria um sentido compartilhado por todas as culturas.

Soluções para a tarefa

Respondido por edleo
7

Resposta:

c. Em oposição ao tempo único dos evolucionistas, pensava a passagem do tempo não como uma categoria estendida para todos os lugares do Planeta, mas como algo que teria um ritmo muito próprio em cada cultura, com objetivos e princípios próprios.

Explicação:

Respondido por paullaconsuneg
2

Resposta:

c. Em oposição ao tempo único dos evolucionistas, pensava a passagem do tempo não como uma categoria estendida para todos os lugares do Planeta, mas como algo que teria um ritmo muito próprio em cada cultura, com objetivos e princípios próprios.

Explicação:

Perguntas interessantes