interpretacao sobre meu pe de laranja lima
Soluções para a tarefa
Resposta:
Apesar da sua pouca extensão, o livro O meu pé de laranja lima toca em temas chave para se pensar sobre a infância. Percebemos ao longo das breves páginas como os problemas dos adultos podem acabar por negligenciar as crianças e como as crianças reagem a esse abandono se refugiando em um universo particular e criativo.
Notamos também o caráter transformador do afeto quando essa mesma infância negligenciada é abraçada por um adulto capaz de acolher o até então abandonado (no caso da história contada por José Mauro de Vasconcelos essa personalidade é representada pelo portuga, sempre disposto a partilhar com Zezé).
O fato do livro ter rapidamente se expandido para além das fronteiras brasileiras (Meu pé de laranja lima foi logo traduzido para 32 idiomas e publicado em outros 19 países) demonstra que os dramas vividos pela criança no subúrbio do Rio de Janeiro são comuns a inúmeras crianças ao redor do globo - ou ao menos aludem a situações semelhantes. Como é possível perceber, a negligência infantil parece ter um caráter universal.
Muitos leitores se identificam com o fato do menino escapar do cenário real esmagador rumo a um imaginário que é um manancial de possibilidades felizes. Vale lembrar que Zezé não era apenas vítima de violência física como também psicológica por parte dos mais velhos. As piores punições vinham, inclusive, de dentro da própria famíliO livro abre os olhos do leitor para o lado sombrio da infância, muitas vezes esquecido diante da enorme quantidade de material que tem como tema a infância idealizada.
Personagens principais
Zezé
Um menino travesso, de cinco anos, morador de Bangu (subúrbio do Rio de Janeiro). Super independente e curioso, Zezé vivia aprontando e apanhando quando era descoberto.
Totóca
O irmão mais velho de Zezé. É interesseiro, mentiroso e por vezes extremamente egoísta.
Luís
Irmão caçula de Zezé, era chamado pelo menino de Rei Luiz. É o grande orgulho de Zezé por ser independente, aventureiro e muito autônomo.
Glória
Irmã mais velha e muitas vezes protetora de Zezé. Está sempre a postos para defender o caçula.
Pai
Frustrado com o desemprego e desiludido com a incapacidade de sustentar a família, o pai de Zezé acaba sendo impaciente com os filhos. Também costuma beber com muita frequência. Quando tenta disciplinar as crianças faz uso da força e algumas vezes se arrepende das surras que dá.
Mãe
Extremamente cuidadosa e preocupada com os filhos, a mãe do Zezé quando percebe a situação financeira complicada da família arregaça as mangas e vai trabalhar na cidade para sustentar a casa.
O portuga
Manuel Valadares trata Zezé como um filho e enche o menino de carinho e atenção que muitas vezes o garoto não recebe em casa. Era rico e tinha um carro de luxo que dizia para a Zezé que pertencia aos dois (afinal de contas os amigos dividem, dizia ele)
Minguinho
Também conhecido como Xururuca, é o pé de laranja lima do quintal, grande amigo e confidente de Zezé.
O livro "Meu Pé de Laranja Lima", escrito pelo autor José Mauro de Vasconcelos, disserta sobre temas que fazem parte da infância. No desenvolvimento, podemos perceber que os problemas dos adultos podem acabar afetando as crianças, que se sentem abandonadas e passam a viver em seu próprio mundo.
A importância do afeto
Também podemos perceber que o afeto acaba sendo muito importante para um indivíduo, uma vez que ele pode acolher o filho que se sente abandonado. É um livro que faz refletir acerca da nossa capacidade de lidar com o outro.
Veja mais sobre "Meu Pé de Laranja Lima":
https://brainly.com.br/tarefa/25963333
#SPJ3