Biologia, perguntado por AdriSouza, 1 ano atrás

Insetos, animais ectotérmicos, estão presentes em quase todos os biomas do planeta. Como se explica a presença desses animais em biomas de clima frio, onde as temperaturas permanecem negativas durante a maior parte do ano?

Soluções para a tarefa

Respondido por Gênio81
64
Interrompem seu desenvolvimento quando a temperatura diminui, entretanto em diapausa, um estado de baixa atividade metabólica. Quando o verão se aproxima, as temperaturas aumentam e o animal retorna seu desenvolvimento.
Respondido por dinofmo
12

Eu não diria bem que o inseto é um animal ectotérmico ao pé da letra. Insetos possuem muitas maneiras de reter o calor do corpo assim como também retém a água. Uma das maneiras que auxilia muito é uma das camadas do exoesqueleto do inseto que é tipicamente chamada de camada de cera ou epicuticula lipóidea sendo constituída por por hidrocarbonetos, ésteres e ácidos graxos além como outros compostos impermeáveis. A presença desta camada é propicia mormente para evitar a perda de água. Mas em certos insetos, ela também pode funcionar como um isolante térmico. Outro fator a ser considerado são proteínas especiais presentes na hemolinfa que funcionam como anticongelantes, em certas espécies como aquele grilo Weta que resiste ao congelamento. Tais proteínas são presentes no sangue de alguns vertebrados que são submetidos as mesmas condições naturais.  Contudo, a maior parte do calor do corpo de um inseto advêm de processos metabólicos.  Muitos por exemplo mantêm um corpo gorduroso onde glândulas dermais e outros tipos de inclusões glandulares produzem substâncias, mormente lipoproteínas para a camada de cera da cutícula. Estes corpos gordurosos assim como as próprias camadas do exoesqueleto funcionam como um meio de reserva de nutrientes e, em caso de épocas de frio, tais nutrientes são quebrados por catabolismo liberando então calor.  Muitas destas e outras reações acabam produzindo calor que o animal necessita para sobreviver, como por exemplo, a atividade muscular e o batimento das asas que também geram calor interno. Alguns casos, insetos se utilizam do calor do próximo criando uma atmosfera de temperatura amena onde possam hibernar. E não falo dos insetos sociais. É o caso por exemplo de muitas espécies de joaninas que, durante o inverno possuem o hábito de se agruparem aos montes embaixo de troncos, fenestras e até mesmo em fendas das habitações. Há muito mais processos que você pode pesquisar em livros de fisiologia. Espero ter ajudado, Boa Sorte.

Perguntas interessantes