Ed. Técnica, perguntado por thaliaganzaroli133, 10 meses atrás

Início Para minimizar os riscos do começo da atividade, recomenda-se buscar orientações com um profissional experiente em piscicultura. Ele deve avaliar a viabilidade técnica e econômica do empreendimento, ajudando a definir o melhor sistema e tecnologia a ser adotados, entre outras estratégias. Como a reprodução do pintado-real mantém-se sob o domínio de poucos e, geralmente, é uma fase que inspira conhecimento para ocorrer em cativeiro, o indicado é iniciar a criação com exemplares adquiridos de produtores que dominam as técnicas apropriadas para a procriação. Compre alevinos de pintado-real com 6 centímetros ou mais e adaptados à ingestão de ração balanceada, prontos então para a fase de engorda. >>>Ambiente O pintado-real é uma espécie adaptada a temperaturas mais quentes, apesar de apresentar desenvolvimento satisfatório no inverno. Tanque, lago ou algum tipo de espelho d’água na propriedade, com um adequado número de peixes por área (densidade), exigindo menor competição por alimento e espaço, permite que os peixes tenham um desenvolvimento uniforme. Por isso, é bom realizar a criação dividida em fases. >>>Tanques Redes ou gaiolas são opções para criar o pintado-real em rios, assim como a construção de modelos escavados em terra, que podem ser de alvenaria, fibra ou chapa galvanizada. Todos, no entanto, devem ser protegidos de predadores, como a instalação de rede contra pássaros. Construa um canal de bloco de concreto com um tubo de PVC ou faça uma vala simples, para direcionar a água até o tanque, que deve contar no fundo com um monge para regular sua vazão. GENTE ME AJUDA A FAZER UMA EXPLICAÇÃO SOBRE ESSE TEXTO PORRR FAVORR E SEMINÁRIO

Soluções para a tarefa

Respondido por annaluizatl
1

Resposta:

Desenvolvido exclusivamente pelo Projeto Pacu, esta nova linhagem apresenta resultados surpreendentes na engorda. O principal diferencial do Pintado Real é sua precocidade. Além de ser um peixe dócil e resistente o Pintado Real alcança dois quilos em 7 meses, a depender do manejo.

Outra característica marcante desta espécie é a robustez da carcaça. Com files de lombos altos, pele cor clara e brilhante, o Pintado Real garante mercado certo nas gôndolas de todo o país. Possui baixos teores de gordura e excelentes resultados em carcaça.

Considerada nobre, a proteína alcança valor alto no mercado, gerando aumento no orçamento mensal do criador, que também se beneficia do bom rendimento da carcaça e do manejo fácil da espécie. Dócil, resistente e precoce, o pintado-real tem rápido crescimento e ganho de peso, o que viabiliza a fase de engorda até para quem tem pouca experiência na criação de peixes.

Genética de ponta

Sempre de atendo as demandas de mercado, o Projeto Pacu desenvolve soluções tecnológicas para cadeia produtiva da piscicultura brasileira com objetivo de assegurar um crescimento econômico sustentável, e o Pintado real é fruto desse processo.

A entrada da nova linhagem de pintado impactou decisivamente a dinâmica produtiva da espécie no Mato Grosso do Sul, Estado que sempre teve o pintado como carro chefe da sua produção. Graças ao Pintado Real foi possível definir um novo modelo de produção baseado na redução de custos e garantias de etapas, pois observa-se no ciclo produtivo do Pintado Real maior estabilidade na produção, sem taxas elevadas de mortalidade por canibalismo, e tempo de engorda mais rápido, na metade do tempo.

O Pintado Real possui algumas características como: resistência, o pintado real se adapta rapidamente evitando perda de peso, ou mesmo perda de peixe num lote. Enquanto o pintado comum leva de 12 a 14 meses para atingir o grau de terminação adequado, o Pintado Real é mais precoce, alcança 1,7 kg a 1,8 kg, em sete a nove meses, em condições ideais e não apresenta tendência ao canibalismo.

Ambiente

O pintado-real é uma espécie adaptada a temperaturas mais quentes, apesar de apresentar desenvolvimento satisfatório no inverno. Tanque, lago ou algum tipo de espelho d’água na propriedade, com um adequado número de peixes por área (densidade), exigindo menor competição por alimento e espaço, permite que os peixes tenham um desenvolvimento uniforme. Por isso, é bom realizar a criação dividida em fases.

Tanques

Redes ou gaiolas são opções para criar o pintado-real em rios, assim como a construção de modelos escavados em terra, que podem ser de alvenaria, fibra ou chapa galvanizada. Todos, no entanto, devem ser protegidos de predadores, como a instalação de rede contra pássaros. Construa um canal de bloco de concreto com um tubo de PVC ou faça uma vala simples, para direcionar a água até o tanque, que deve contar no fundo com um monge para regular sua vazão.

Cuidados  

Na engorda, a garantia da sobrevivência do pintado-real vai depender da organização do manejo. A divisão da etapa em duas ou três fases é uma alternativa com bons resultados quando o objetivo é evitar a presença de peixes dominantes no lote e a ocorrência de canibalismo entre os exemplares.

Alimentação

O pintado-real come bem durante o dia e tem ótima resposta metabólica para ração comercial para peixe carnívoro, apresentando resultados superiores de conversão alimentar. O produto, na forma de peletes extrusados e em diversos tamanhos para cada fase de desenvolvimento, deve possuir alto valor nutricional, inclusive elevados teores de proteína. Flutuante, a ração servida aos poucos permite monitorar a quantidade necessária para alimentar a criação. Diferentemente do pintado-comum, que dá bote, o pintado-real come na superfície.

Transporte

Uma das vantagens do pintado-real é a resistência que apresenta no transporte da produção para os pontos de venda, mantendo regularidade no rendimento de seu peso. O peixe também não apresenta nível significativo de estresse na etapa de estocagem.

Explicação:

Perguntas interessantes