Inicialmente, o projeto jesuíta tinha por finalidade a evangelização, seu interesse era espiritual, desejava-se a pregação, confissão e catequização. No entanto, gradativamente, a intenção de ensinar foi ocupando espaços maiores. Depois de se fazer presente em países como Portugal, Espanha e Alemanha, a Companhia de Jesus desembarcou no Brasil, no ano de 1549. Chegou à Bahia trazida pelo governador-geral Tomé de Souza. O primeiro líder jesuíta no Brasil foi o sacerdote Manuel da Nóbrega. Ao desembarcarem no Brasil, os jesuítas tinham um objetivo. Assinale a alternativa que corresponde a esse objetivo:
Soluções para a tarefa
A questão está incompleta. Segue abaixo o complemento:
( )Para os jesuítas, ensinar os indígenas foi algo fácil, uma vez que estava atrelada a capacidade destes povos à subordinação.
( )Os jesuítas tinham a funcionalidade de não somente evangelizar os nativos, mas também, educar para se tornarem pessoas civilizadas (segundo os europeus).
( )Os jesuítas contribuíram com os planos do Rei em transformar a estrutura da sociedade presente na colônia.
( )A ordem jesuítica atendia apenas aos interesses da igreja, ficando fora das intenções que o Estado pretendia.
( )O ensino não pretendia mudar politicamente a sociedade, era alheio à realidade social e estritamente voltado para a filosofia. Atendia aos interesses portugueses e não incitava uma nova organização dentro desta sociedade fundada na agricultura rudimentar e no trabalho escravo.
A sequência correta é F-V-V-F-V.
A tarefa dos jesuítas não foi fácil, uma vez que, muito pelo contrário, os indígenas não se subordinavam aos europeus, fazendo com que existisse muita dificuldade no trabalho de evangelização.
Ainda, eles também se alinhavam às intenções do Estado, uma vez que desempenhava o papel de manter uma sociedade fundada na agricultura e no trabalho escravo.