inicialmente favorecida pelas condições internacionais do pós-primeira Guerra a economia dos Estados Unidos conheceu um período de forte expansão e euforia nos anos de 1920 todavia ao final dessa década o país seria um dos focos da crise mundial de 1929 e da guerra da grande depressão que a seguir onde os motivos dessa violenta reversão de expectativas foi
Soluções para a tarefa
Acredito que esteja perguntando sobre o motivo da crise de 29, conhecida também como Grande Depressão.
A crise de 29 foi um impacto em nivel mundial no sistema capitalista.
Os EUA, que estavam passando por um periodo próspero após a 1 guerra mundial (exportava para a Europa inteira, que se encontrava fragilizada, e houve um aumento de ações na bolsa de valores de NY) passou por uma situação de super produção x subconsumo.
Os país investiu muito nas industrias, alem das longas jornadas de trabalho, então aconteceu uma super produção.
Por outro lado, a população não conseguia comprar todos esses produto, pois passava por desigualdade econômica, exploração nas industrias unidos aos baixos salários e até mesmo desemprego causado pela relação homem-máquina. A Europa ja estava se estabilizando e n precisava tanto mais das mercadorias norte americanas. Resultado: um subconsumo.
Além disso, o sistema econômico da época era o liberalismo econômico, que dizia que o governo não podia interferir na economia.
Entao, em Outubro de 1929 numa quinta feira, milhares de pessoas tiraram suas ações da bolsa de valores, percebendo a situação econômica dos EUA.Esta ficou tão fragilizada que as ações se desvalorizaram e não valiam mais nada (lei da oferta e da procura, muitos vendendo, poucos querendo comprar), e houve a quebra da bolsa de NY.