Artes, perguntado por Usuário anônimo, 10 meses atrás

informações sobre quais eram os diferentes meios, equipamentos culturais, e espaço de circulação das músicas de matriz africana, indígena e afro-brasileira.

me ajudemmmm preciso hoje !!!

Soluções para a tarefa

Respondido por jhonniea9
28

Resposta:

RESUMO

Inicialmente, é evidenciada a necessidade de implementação da Lei 11.645/08, que torna obrigatória a abordagem escolar das histórias e das culturas negras e indígenas. Em seguida, defende-se que: ressaltar tais culturas e histórias não implica vê-las fechadas em si mesmas; não é necessário estabelecer oposição frontal entre brancos, negros e índios; importa evidenciar o silenciado, os mecanismos de dominação e de exploração entre os grupos humanos e dissolver nossas certezas para que, ao descobrirmos outros significados, desconstruamos nossas percepções e categorizações, tornando-nos mais capazes de abordar tais histórias e culturas. Restringindo a discussão para a área de Educação Matemática, esses tópicos são, então, discutidos a partir dos referenciais da Etnomatemática, da História Cultural e dos Estudos do Imaginário. Finalmente, nesse contexto, é apresentado um breve estudo do maracatu para sugerir aos professores algumas possibilidades de ação.

Respondido por julialiri
1

Em vista do surgimento do Samba, como um exemplo de matriz afro-brasileira, nota-se que a forma de comunicação para o recorte do século XIX era a oralidade. Já atualmente, percebe-se que a circulação do Samba ou de um espetáculo em Samba pode ser ocorrida por meios impressos ou digitais.

Samba e circulação

O Samba de roda é uma modalidade musical popular brasileira que possui raízes na matriz africana e mistura músicas, poesias e danças. Há a presença de músicos para essa expressão artística e é possível citar o uso dos seguintes instrumentos:

  • Viola
  • Pandeiro
  • Chocalho
  • Atabaque
  • Ganzá
  • Reco-reco
  • Agogô
  • Berimbau

Continue estudando sobre o Samba em: https://brainly.com.br/tarefa/6467081

#SPJ2

Anexos:
Perguntas interessantes