informações sobre quais eram os diferentes meios, equipamentos culturais, e espaço de circulação das músicas de matriz africana, indígena e afro-brasileira.
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Resposta:
RESUMO
Inicialmente, é evidenciada a necessidade de implementação da Lei 11.645/08, que torna obrigatória a abordagem escolar das histórias e das culturas negras e indígenas. Em seguida, defende-se que: ressaltar tais culturas e histórias não implica vê-las fechadas em si mesmas; não é necessário estabelecer oposição frontal entre brancos, negros e índios; importa evidenciar o silenciado, os mecanismos de dominação e de exploração entre os grupos humanos e dissolver nossas certezas para que, ao descobrirmos outros significados, desconstruamos nossas percepções e categorizações, tornando-nos mais capazes de abordar tais histórias e culturas. Restringindo a discussão para a área de Educação Matemática, esses tópicos são, então, discutidos a partir dos referenciais da Etnomatemática, da História Cultural e dos Estudos do Imaginário. Finalmente, nesse contexto, é apresentado um breve estudo do maracatu para sugerir aos professores algumas possibilidades de ação.
Em vista do surgimento do Samba, como um exemplo de matriz afro-brasileira, nota-se que a forma de comunicação para o recorte do século XIX era a oralidade. Já atualmente, percebe-se que a circulação do Samba ou de um espetáculo em Samba pode ser ocorrida por meios impressos ou digitais.
Samba e circulação
O Samba de roda é uma modalidade musical popular brasileira que possui raízes na matriz africana e mistura músicas, poesias e danças. Há a presença de músicos para essa expressão artística e é possível citar o uso dos seguintes instrumentos:
- Viola
- Pandeiro
- Chocalho
- Atabaque
- Ganzá
- Reco-reco
- Agogô
- Berimbau
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