Música, perguntado por xiomaracalderonx35, 3 meses atrás

informação de free jazz​


gustavouw7: O Free Jazz Festival foi um festival de música realizado anualmente que teve, entre 1985 e 2001, dezesseis edições, todas elas ocorridas simultaneamente no Rio de Janeiro e em São Paulo. Ocasionalmente, também ocorria em outras capitais brasileiras, como Curitiba e Porto Alegre.
gustavouw7: O festival era patrocinado pela empresa do ramo de tabaco Souza Cruz, daí o nome Free Jazz, já que "Free" é uma das marcas de cigarro produzidos pela empresa. O nome não tem, portanto, relação direta com a vertente jazzística de Ornette Coleman - pelo contrário, o festival foi palco de apresentações bastante variadas, sem se prender a qualquer estilo específico, dando lugar desde o cool jazz de Chet Baker até a música eletrônica do Fatboy Slim.

Soluções para a tarefa

Respondido por esposadomateus28
2

Explicação:

Free jazz. O free jazz aparece no fim dos anos 50 com estilo mais experimental, livre e descompromissado com a simetria sonora. John Coltrane é um músico de destaque desse gênero.

espero ter ajudado

Shaylla Castro...

Respondido por luisfperalta2
1

Resposta:

Explicação: Free Jazz ou "New Thing", como foi chamado mais tarde,[1] é um estilo de jazz criado nos Estados Unidos da América por músicos afro-americanos como John Coltrane e Rashied Ali, originário do Bebop e que propunha uma liberdade de improvisação musical total do músico e de uma diferenciação de atitude musical da música produzida pelos anglo-americanos.

Free jazz

Origens estilísticas

Jazzexperimentalavant-gardeavant-garde jazz

Contexto cultural

1950s EUA

Instrumentos típicos

Saxofone, Trompete, Trombone, Piano, Guitarra, Contrabaixo, Bateria)s

Formas derivadas

Modern Creative, Loft jazz, Rock Experimental

Gêneros de fusão

Post-metal - Rock Progressivo - Punk jazz

Formas regionais

Free Jazz Europeu

Outros tópicos

Avant-garde jazz

Tinha influência da música contemporânea produzida pelo compositor americano John Cage e conceitos musicais como atonalismo ou música aleatória. Vários músicos internacionais seguiram esta tendência durante as décadas de 1960 e 1970, principalmente aqueles que ideologicamente se identificavam com a questão do Movimento dos Direitos Civis nos EUA àquela época. Incluem-se músicos como o argentino Gato Barbieri, os ingleses John McLaughlin e Tony Oxley, os alemães Peter Brötzmann e Theo Jörgensmann a austríaca Das erste Wiener Gemüseorchester, os americanos Sun Ra e o brasileiro Hermeto Pascoal entre os mais representativos no mundo.

Perguntas interessantes