Administração, perguntado por pablodma, 1 ano atrás

Indústria investe em produtos para consumidor solitário


Segundo o último senso do IBGE, cerca de 12% da população mora sozinha, e este número não para de crescer. A cada ano a parcela desses consumidores cresce de 6% a 7%. Para atender a esta demanda, a indústria investe em alimentos congelados em porções individuais, serviços de lavanderia e outros serviços para o público ‘single’. Atualmente, a venda de porções individuais corresponde a 60% do total dos alimentos prontos comercializados no país, segundo dados do setor.


“O solitário que não é casado, é jovem e está no mercado de trabalho, tem um conjunto de necessidades particulares. Ele tem um estilo de vida próprio de uma pessoa que está no mercado, sexualmente ativo, gosta da sua solidão, está confortável. Essas pessoas vão ser mais atingidas por produtos pré-preparados, com porções pequenas, serviços de manutenção da casa em que não há a necessidade de estar por perto, e que pode substituir a mãe ou a emprega”, explicou o professor de Comportamento do Consumidor Eduardo Ayrosa, da Fundação Getúlio Vargas (FGV).


O perfil independente desse setor faz com que as empresas criem opções exclusivas. Produtos como fogões de duas bocas, panelas que fazem arroz e peças individuais têm sido cada vez mais frequentes nas prateleiras. “Como sou só eu, dispenso fogões grandes cheios que bocas que nunca vou usar. Sempre que faço compras, de qualquer segmento, procuro produtos voltados para pessoas que moram sozinhas, pois na hora do uso o produto precisa ser prático”, contou o consumidor Andrey Ganança.


O especialista Ayrosa explica, ainda, que os jovens solteiros normalmente têm um estilo de vida mais elegante, a partir disso se interessam por vinho e gastronomia. Cursos de barista, barman, máquinas de expresso, e outros setores do mercado de exclusividades da gastronomia é muito sensível aos solteiros. “Produtos para cozinha chinesa e japonesa estão em alta nesse mercado”, disse.


Para conquistar o consumidor ‘single’, especialistas recomendam manter algumas características. Deve-se atender durante as 24 horas do dia, manter linhas de comida congelada, oferecer produtos light (de baixas calorias), evitar filas e investir em degustação.


Fonte: Adaptado de Universidade Metodista de São Paulo (23/05/2011) – Amanda Maia.




A partir do que você aprendeu na rota 02 e do que você leu na reportagem sobre o consumidor solitário, assinale a alternativa correta:

A
O ciclo de vida da família é um importante indicador de consumo para os gestores de marketing, mas perde completamente sua validade quando falamos de novas estruturas familiares.

B
O ciclo de vida da família tem perdido importância como influenciador do consumo frente a outros fatores como influências sociais e culturais, afinal as famílias tradicionais são raras atualmente e não tem tanto poder nas decisões de compra dos indivíduos.

C
As empresas devem escolher: ou atendem as famílias tradicionais e acompanham seus estágios no ciclo de vida para desenvolver produtos, ou apostam nas novas formações familiares que são uma tendência e garantirão muitos resultados positivos no futuro.

D
Entender os novos tipos de formações familiares é importante para empresas jovens como o Google e o Facebook, que são empresas de tecnologia com grande possibilidade de sucesso a longo prazo e que no futuro precisarão lidar com as novas famílias.

E
É possível afirmar que tanto o ciclo de vida das famílias como o entendimento das novas formações familiares são importantes para os gestores de marketing, afinal o importante é atender as necessidades do cliente, entendendo e respeitando as suas particularidades.

Soluções para a tarefa

Respondido por Juliotaylor
22

Resposta correta: Letra E


florzinhablue: A ideia por trás da questão é que não se prenda somente a exemplos de famílias modernas, como se essas formações fossem o segredo para o sucesso comercial. O ideal é que se tenha uma visão abrangente sobre a dinâmica de compra do indivíduo sob a influência da família, seja qual for a sua designação.
pablodma: obrigado .
Respondido por brendaisis
18

A afirmativa correta é a letra e.

Isso porque o marketing busca basicamente e de forma enfática atuar de forma relevante nas questões relacionadas à venda do produto, analisando de forma atenciosa as necessidades de um cliente e das fampilias, esto é, das demandas de uma sociedade.

Logo, por intermédio do respeito às singularidades, pode-se afirmar que o atrendimento quase que personalizado é realizado, garantindo satisfação do cliente.

Perguntas interessantes