Indústria Cultural
Entre as alternativas abaixo, qual a única que contém TODAS as opções, tomadas conjuntamente, como meios de divulgação e produção de mercadorias características da Indústria Cultural?
A) Rádio, Televisão e Universidades
B) Revistas ilustradas, Cinema e Institutos de Pesquisa Científica
C) Rádio, Televisão e Cinema
Categoria:
Autor:
Indústria Cultural II
Indústria Cultural
1) Entre as alternativas abaixo, qual a única que contém TODAS as opções, tomadas conjuntamente, como meios de divulgação e produção de mercadorias características da Indústria Cultural?
A) Rádio, Televisão e Universidades
B) Revistas ilustradas, Cinema e Institutos de Pesquisa Científica
C) Rádio, Televisão e Cinema
2) Leia as alternativas abaixo a respeito do conceito de indústria Cultural, tal como proposto na Dialética do Esclarecimento
I. A padronização das mercadorias e o conformismo dos consumidores a elas são componentes do fenômeno do conservadorismo da Indústria Cultural.
II. O jazz tocado nas rádios dos Estados Unidos nos anos 30 foi interpretado como uma expressão musical típica da Indústria Cultural.
A respeito das afirmações acima, é correto dizer que:
A) I e II estão corretas.
B) Apenas I está correta.
C) Apenas II está correta.
É INCORRETO afirmar a respeito da Indústria Cultural o seguinte:
A) Trata-se de um fenômeno totalmente passageiro e sustenta somente elementos provenientes da fase do capitalismo tardio.
B) Persistem na indústria cultural elementos que não são novos, provenientes de outros contextos históricos e, no entanto, assumem aparências diversas, incluindo ideias religiosas, em diferentes meios de divulgação e cooptação, como a televisão.
C) A televisão traduz um potencial de síntese de diversos elementos responsáveis pela reificação e alienação das massas.
Soluções para a tarefa
Resposta:1 questao a
Explic1 ação:
Quanto à indústria cultural: 1-C, 2-A, 3-A.
Na obra intitulada "Dialética do Iluminismo", também traduzida como "Dialética do Esclarecimento", Adorno e Horkhiemer, filósofos da Escola de Frankfurt, teorizaram sobre o conceito de Indústria Cultural, embora apresentando teses distintas sobre o assunto.
Os pensadores, em pleno século XX, cunharam a "crise da razão humana", pois, para eles, o cenário de guerras não representava o homem segundo a sua racionalidade. A razão humana, durante toda a Filosofia, era sinônimo do agir correto, do limite quanto às paixões, do dever ético. Porém, o contexto mostra que a razão humana é falha e foi manipulada socialmente para o mal.
Theodor Adorno contrapõe "indústria cultural" e "cultura de massa". Para ele, "indústria cultural" é um bem cultural apropriado pelo sistema capitalista, fazendo com que o povo consuma a arte capitalista sem consciência de que seu gosto está sendo coisificado e massificado, a fim de ser ponte para o lucro do empreendimento capitalista.
A partir do processo de mercantilização da cultura, não há cultura de massa, ou seja, cultura própria do povo. O que existe são culturas em formatos de bens que são usadas para enriquecimento da classe elitizada e a arte, uma ferramenta de manipulação para favorecer o consumo selvagem.
Link: brainly.com.br/tarefa/19081783