INDÚSTRIA CULTURAL
"Em suma, o que é a aura? É uma figura singular, composta de elementos espaciais e temporais: a aparição única de uma coisa distante, por mais perto que ela esteja. Observar, em repouso, numa tarde de verão, uma cadeia de montanhas no horizonte, ou um galho, que projeta sua sombra sobre nós, significa respirar a aura dessas montanhas, desse galho. Graças a essa definição, é fácil identificar os fatores sociais específicos que condicionam o declínio atual da aura. Ele deriva de duas circunstâncias, estreitamente ligadas à crescente difusão e intensidade dos movimentos de massas. Fazer as coisas "ficarem mais próximas" é uma preocupação tão apaixonada das massas modernas como sua tendência a superar o caráter único de todos os fatos através da sua reprodutibilidade".
BENJAMIN, W. A obra de arte na era de sua reprodutibilidade técnica. In: Magia e Técnica, Arte e Política. Obras Escolhidas. Tradução de: ROUANET, Sérgio Paulo. São Paulo: Brasiliense, 1985. p. 170.
De acordo com Benjamin:
I. As massas modernas exigem que as coisas se tornem cada vez mais próximas e humanas.
II. O movimento de massas, com suas exigências particulares, está ligado ao declínio da aura da obra de arte.
III. Mesmo quando produzidas em grande escala, a "aura" envolve as obras de arte, como se fossem objetos individualizados e únicos.
IV. Com o progresso das técnicas de reprodução, a aura dissolve-se nas várias reproduções do original.
Estão corretas as alternativas:
(A) I e II
(B) I, II e IV
(C) II e IV
(D)II, III e IV
(E)I, II e III
Soluções para a tarefa
Bom dia !
I. As massas modernas exigem que as coisas se tornem cada vez mais próximas e humanas. Falsa, as massas adensam pensamentos e não se preocupam com as individualidades, apenas com um pensamento ligado a um ideal.
II. O movimento de massas, com suas exigências particulares, está ligado ao declínio da aura da obra de arte. Falsa, o movimento das massas tem feito com que as coisas fiquem ais próximas que esqueçam o que pé identidade.
III. Mesmo quando produzidas em grande escala, a "aura" envolve as obras de arte, como se fossem objetos individualizados e únicos. Falsa, a tendência é que se supere o caráter único da áura.
IV. Com o progresso das técnicas de reprodução, a aura dissolve-se nas várias reproduções do original. Falsa, a aura dissovel-se nas repsoduções das massas, em um pensamento ilegítimo, mas que se espalha.