Indubitavelmente, viver em uma grande cidade é sinônimo, hoje, de alienação e dependência, pois, cada vez mais, distanciamo-nos da natureza, à qual exercemos domínio como grupo, nunca como seres isolados. Considerando a linha de raciocínio acima, leia atentamente as seguintes assertivas: I Assim, tendemos a nos distanciar cada vez mais das relações primordiais geradoras de cultura, para assumir repertórios culturais gerados, em essência, pela indústria de consumo de massa. II O distanciamento do homem em relação à natureza é responsável por uma ilusão de falso domínio: seu isolamento nos centros urbanos constrói uma sensação de segurança em relação ao meio e de pleno domínio da natureza, que exaure não mais para sua sobrevivência, mas para atender aos fetiches da acrítica sociedade de consumo de massa. III O homem tanto se orgulha de suas grandes obras e monumentos, de sua pretensa superioridade com relação ao meio em que vive, que se esquece de que, por si só, não é detentor de conhecimento algum que possa garantir sua sobrevivência se deixado sozinho, desprotegido em meio a uma densa floresta, cercado por animais selvagens e predadores, precisando prover-se da caça e da coleta. É VERDADEIRO o que se afirma em
Soluções para a tarefa
Resposta:
A primeira afirmativa é verdadeira, pois a massificação, uma das consequências do avanço rápido e desordenado da urbanização, promoveram o avanço da cultura de massa e hoje há um afastamento entre a produção de cultura e o consumo, de modo que enquanto o nativo consome a dança que ele mesmo executa, as massas urbanizadas consomem de maneira relativamente passiva as manifestações culturais criadas por outros.
A segunda afirmativa também é verdadeira, pois o isolamento da natureza em cidades fundamenta uma concepção artificial de domínio pessoal da natureza e esta é uma das interpretações mais comuns sobre o consumo da cultura de massa.
A terceira afirmativa também é verdadeira, pois as pessoas modernas não dispõem, geralmente, dos hábitos e conhecimentos técnicos de sobrevivência que eram possuídos por nossos antepassados, sobretudo por não serem mais necessários.
Explicação:
As três estão corretas, são verdadeiras