indivíduos associados, ao poder público perderá seu caráter político. O poder político é poder organizado de uma classe para a opressão de outra. Se o proletariado, em sua luta contra a burguesia, se constitui forçosamente em classe; se se converte por uma revolução em classe dominante, destrói violentamente as antigas relações de produção, destrói juntamente com essas relações de produção, as condições dos antagonismos entre as classes e as classes em geral e, com isso, sua própria dominação como classe. Em lugar da antiga sociedade burguesa, com suas classes e antagonismo de classes, surge uma associação onde o livre desenvolvimento de cada um é a condição do livre desenvolvimento de todos. MARX, K.; ENGELS, F. Manifesto do Partido Comunista. São Paulo: Ched Editorial, 1980. O texto, de Marx e Engels, afirma que uma sociedade fundada na livre associação dos indivíduos, sem exploração e, portanto, sem antagonismos de classes, significaria o fim do caráter político do poder público, uma vez que o político está, historicamente, a serviço da dominação. Esse tipo de sociedade Marx e Engels denominaram Origem: Unimep-SP
Soluções para a tarefa
Respondido por
9
Oi, amigo(a)!
Você esqueceu de colocar o restante da questão. Lamentavelmente, não foi possível encontrar o restante dela. No entanto, deixarei algumas considerações importantes que podem ajudá-lo(a) na resolução desta questão.
Com base nos eventos históricos, podemos observar que Marx e Engels foram grandes defensores do Socialismo. Na prática, eles defendiam o Estado de bem-estar Social, que era aquele em que o Poder Público deveria implantar ações assistenciais e conter as desigualdades existentes na sociedade.
Nesta perspectiva, eles defendiam a atuação do Estado para acabar com as classes sociais (fruto das desigualdades), de forma que todos os cidadãos pudessem viver em uma sociedade justa e igualitária.
Até logo!
Perguntas interessantes
Artes,
9 meses atrás
Biologia,
9 meses atrás
Matemática,
9 meses atrás
Informática,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás
História,
1 ano atrás