Indique um país onde o pensamento iluminista contribuiu para reforçar o absolutismo e cite exemplos
Soluções para a tarefa
Explicação:
Nos países europeus onde a economia era mais fragilizada, os ensinamentos iluministas foram usados para reforçar o absolutismo, não para destruí-lo. Países como Portugal, Espanha, Prússia e Rússia adotaram o despotismo esclarecido.
A Espanha, por exemplo, que possuía um imenso império colonial na América, precisava restabelecer o poder que estava perdendo no contexto europeu. Nesses casos, o Estado adotou a ideia de que o propósito do soberano era criar condições para o progresso do reino. Os recursos provenientes das colônias minguavam, e na Espanha essas riquezas não frutificavam, mas migravam para os outros países.
Por isso, Carlos III resolveu fazer uma série de reformas para fortalecer o reino, como a criação de um sistema de instrução pública, a abolição do sistema de porto único no comércio colonial, a criação de companhias de comércio, a extinção dos impostos que prejudicavam o mercado interno e a restrição de certos privilégios da nobreza.
Várias dessas medidas foram adotadas em Portugal pelo Marquês de Pombal, principal ministro de D. José I. Já na Prússia de Frederico II e na Rússia de Catarina II, influências iluministas são percebidas nas reformas no setor da burocracia, do ensino e das ciências naturais.