indique se ocorreu uma reação química e qual evidência indica que houve transformação leite que vira coalhada cozir um ovo queimar o gás na boca fo fogão ferve agua derreter o gelo assar bolocuma laranja apodrecer na fruteira queima de um fósforo
Soluções para a tarefa
Resposta:
Explicação:
Uma dúvida que na maioria das vezes surge na cabeça dos alunos que estão aprendendo sobre transformações ou reações químicas e sua diferença com as transformações físicas é como eles podem saber se realmente houve uma reação.
Inicialmente, podem ser apresentadas para os alunos algumas evidências que indicam claramente a formação de uma nova substância, tais como:
1) Mudança de cor;
2) Liberação de um gás (efervescência);
3) Formação de um sólido;
4) Aparecimento de chama ou luminosidade.
Portanto, a observação dessas alterações no sistema ajudará o aluno a concluir que realmente houve uma transformação química. O experimento a seguir tratará de uma série de testes nos quais os alunos poderão fazer observações e identificar a ocorrência de reação ou não.
Porém, é preciso lembrar que existem reações químicas que se processam com ausência desses sinais, sem que haja uma modificação perceptível entre o sistema inicial e final. Assim, para saber com exatidão se realmente houve uma reação química é preciso pegar os materiais obtidos, isolá-los e determinar suas propriedades específicas, tais como densidade, pontos de fusão e ebulição, entre outros; o que não será feito aqui, por se tratar de uma atividade experimental simples que visa introduzir o estudante nessa área de estudo.
É importante ressaltar que, visto que vão ser manipuladas substâncias quentes, podendo haver o risco de queimaduras, essa atividade experimental deve ser supervisionada por um professor ou adulto competente.
Materiais e reagentes:
9 tubos de ensaio ou frascos de vidro transparentes;
Água;
Açúcar;
Clara de ovo;
Palitos de fósforo;
Gelo;
Fermento químico em pó;
Vinagre branco;
Palha de aço;
Sal de cozinha;
1 canetinha ( caneta de retroprojetor ou 9 pedaços de etiquetas);
Solução de hidróxido de sódio 0,1 mol/L (pode ser feita misturando-se 1 colher de café de soda cáustica para 1 litro de água);
¼ de comprimido efervescente;
Solução de indicador fenolftaleína, 10g/L;
Lamparina;
Conta-gotas;
Pinça de madeira.