Biologia, perguntado por tha20cristine, 11 meses atrás

indique as fases da meiose e onde ocorre cada uma​

Soluções para a tarefa

Respondido por guilhermeback2001
4

Resposta:

A meiose é um tipo de divisão celular reducional, pois gera células-filhas com metade do número de cromossomos. ... Podemos dividir a meiose em duas etapas: divisão I e divisão II. Cada uma das duas etapas é dividida em quatro fases. Na meiose I, temos a prófase I, metáfase I, anáfase I e telófase I.

Respondido por sheherazade66
3

Resposta:

Divisão reducional:

  • Prófase 1: é uma fase complexa e se divide em 5 partes.

Leptoteno: os cromossomos aparecem pouco condensados e se distribuem ao acaso no núcleo.

Zigoteno: nesse estágio ocorre o fenômeno da sinapse, que consiste no pareamento dos cromossomos homólogos (ficam um perto do outro).

Paquiteno: os cromossomos já atingiram alto grau de condensação e aparecem duplicados. Durante o paquiteno, pode ocorrer a troca de pedaços entre cromossomos homólogos e essa troca recebe o nome de crossing-over, ou permutação.

Diploteno: a duplicação cromossômica é mais nítida e começa a separação dos homólogos. Notando-se que em determinados pontos, denominados quiasmas, as cromátides homólogas aparecem cruzadas.

Diacinese: esse é o processo de terminalização dos quiasmas.

  • Metáfase 1: os cromossomos situam-se na zona equatorial da célula e os centrômeros ligam-se às fibras do fuso, estando os homólogos unidos às fibras de polos opostos.

  • Anáfase 1: é a fase em que há migração dos cromossomos duplicados para os polos. Os centrômeros não se dividem nesse momento.

  • Telófase 1: quando os cromossomos atingem os polos, forma-se a carioteca em torno de cada grupo e ocorre a divisão do citoplasma.

Divisão Equacional:

  • Prófase ll: é muito rápida e corresponde o período de desintegração das cariotecas e formação de novo fuso, geralmente perpendicular ao primeiro.

  • Metáfase ll: os cromossomos, ainda constituídos cada um por duas cromátides, alinham-se no centro do fuso.

  • Anáfase ll: os centrômeros se dividem e se separam cada um levando o cromossomo-filho para um polo.

  • Telófase ll: nos polos, os cromossomos começam a descondensação, o evoltório nuclear organiza-se e o nucléolo reaparecem. O processo termina com a formação de 4 células filhas, cada uma com n cromossomos.

Explicação:

A meiose envolve duas divisões celulares. A primeira divisão meiótica é chamada reducional, pois reduz o número de cromossomos de um estado diplóide (2n) para haplóide (n). A segunda divisão é chamada equacional e mantém o número haplóide.

Perguntas interessantes