inclusão social dos deficientes redação
Soluções para a tarefa
Resposta:
De acordo com a Secretária dos Direitos Humanos, apenas 1% dos deficientes físicos frequentam a escola em países subdesenvolvidos e emergentes. Embora ainda seja evidente o preconceito com essa minoria existem ações de inclusão dos deficientes na sociedade. Com base nisso, deve-se analisar a falta de compreensão, assistência e empatia.
O exacerbado individualismo e o descaso, desde a escola e a existência de sátiras, até a falta de inclusão em calçadas inapropriadas é apenas uma parte dessa exclusão. Desde as civilizações medievais já existia essa doutrina de exclusão e abandono de crianças que possuíam algum tipo de deficiência graças as crenças que acreditavam que suas existências eram um castigo enviado pelos deuses, sendo a fragilidade de uma nação.
Todavia, o esporte é um dos métodos inclusivos, tal como os Jogos Paraolímpicos, que vem mostrando sua importância e dando voz para àqueles que são inaudíveis pelo Estado, mas que se faz notar na mídia com conquistas. Assim como a lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência, sancionada em 2015, tencionando a eficácia das práticas esportivas como forma de integração social.
Torna-se evidente, que a questão de inclusão social, como um todo, precisa ter mais importância mundial. Ademais, as escolas devem capacitar profissionais de educação para que saibam lidar de maneira correta com crianças debilitadas fisicamente. A mídia também deve cumprir com sua função social, ou seja, desnudar a deficiência física através de propagandas a fim de promover na sociedade uma consciência inclusiva.