Incerto ou Inserto?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Incerto
Explicação:
é uma palavra muito utilizada pelos falantes, referindo-se a alguma coisa que não é certa, ou seja, que é indefinida, duvidosa, inconstante,… Inserto é uma palavra pouco utilizada pelos falantes, referindo-se, principalmente, a alguma coisa que se inseriu. Assim, os adjetivos incerto e inserto existem na língua portuguesa e estão corretos. Porém, os seus significados são diferentes e devem ser usadas em situações diferentes.
Exemplos:
Estou cansada de seu humor incerto. (indefinido)
Seu nome não está inserto na lista de convidados. (inserido)
O adjetivo incerto é formado por derivação prefixal, sendo acrescentado o prefixo in- à palavra certo: in- + certo. O prefixo in- é de origem latina e significa uma negação. Assim, incerto é sinônimo de indefinido, duvidoso, inconstante, trêmulo, ambíguo, indeciso e perigoso, entre outros.
Exemplos:
Não pense mais nisso, o futuro é incerto.
O bebê dá passos incertos, guiado pelas mãos da mãe.
O tempo está incerto: ora chove, ora faz sol.
O adjetivo inserto tem sua origem na palavra em latim insertus, devendo assim ser escrito com s na segunda sílaba. É sinônimo de inserido, incluído, introduzido, colocado, posto, metido, ínsito e enfiado, entre outros.
Exemplos:
Estes artigos já estão insertos na listagem?
Nosso anúncio ainda não foi inserto no jornal.
As palavras incerto e inserto apresentam a mesma fonética, ou seja, são pronunciadas de forma igual, mas seus significados e escritas são diferentes. A este tipo de palavras chamamos palavras homófonas. Na língua portuguesa, existem diversas palavras homófonas: incerto e inserto, expirar e espirar, acessório e assessório, acento e assento, conserto e concerto, cozer e coser,…