Contabilidade, perguntado por wasmuth, 1 ano atrás

Importantes mudanças ocorreram na contabilidade de instrumentos financeiros e derivativos em relação ao arcabouço normativo anterior. O processo de reconhecimento, mensuração e evidenciação passa do método de avaliação por custo histórico em tais operações ao conceito de valor justo. Nesse contexto, as normas contábeis brasileiras – CPC 38, CPC 39, CPC 40 e CPC 48, são baseadas em algumas normas internacionais (IFRS):

Com base no texto acima, leia as asserções que seguem.
I – IAS 32 (CPC 39) – Instrumentos Financeiros: Apresentação
II – IFRS 7 (CPC 40) – Instrumentos Financeiros: Divulgações
III – IAS 39 (CPC 38) – Instrumentos Financeiros: Reconhecimento e Mensuração
IV – IFRS 9 (CPC 48) – Instrumentos Financeiros: Reconhecimento, Classificação, Mensuração e Contabilidade de Hedge

Com base nas asserções acima, qualifique as afirmações que seguem:
( ) Prescreve os princípios para apresentação e classificação dos instrumentos financeiros.
( ) Determina os princípios para o reconhecimento e a mensuração dos ativos e passivos financeiros, de derivativos e de alguns contratos de compra e venda de itens não financeiros que podem se encontrar como derivativos (revogada desde 1° janeiro, 2018).
( ) Estabelece como devem ser apresentadas as notas explicativas sobre instrumentos financeiros nas demonstrações financeiras.
( ) Substitui IAS 39 (CPC 38), revogada a partir de 1° de janeiro, 2018, estabelecendo princípios para os relatórios financeiros de ativos financeiros e passivos financeiros que devem apresentar informações pertinentes e úteis aos usuários de demonstrações contábeis para a sua avaliação dos valores, época e incerteza dos fluxos de caixa futuros da entidade.

Assinale abaixo, a alternativa que representa a sequência correta:

A I, II, III, IV

B II, I, IV, III

C I, IV, III, II

D IV, I, II, III

E I, III, II, IV

Soluções para a tarefa

Respondido por patriciamadeu
7

Resposta:

letra E

Explicação:

Respondido por LarissaMoura3
1

E) I, III, II, IV .

IAS 32 (CPC 39) – Instrumentos Financeiros: Apresentação mostra a prescrição dos princípios para a apresentação e para a classificação dos instrumentos financeiros.

IFRS 7 (CPC 40) – Instrumentos Financeiros: Divulgações faz o estabelecimento de como as notas explicativas devem ser apresentadas.

IAS 39 (CPC 38) – Instrumentos Financeiros: Reconhecimento e Mensuração realiza a determinação dos princípios para o reconhecimento e a mensuração dos ativos e dos passivos financeiros.

IFRS 9 (CPC 48) – Instrumentos Financeiros: Reconhecimento, Classificação, Mensuração e Contabilidade de Hedge estabelece os princípios para os relatórios financeiros.

Bons estudos!

Perguntas interessantes