História, perguntado por caramelodabru, 9 meses atrás

importância dos escravos para a economia cafeeira ​


vitinho9893: Sinto, muito não poder te ajudar ainda vou estudar sobre isso...
vitinho9893: O que eu posso te dizer é que era por conta dos Escravos que produziam o café pois sem eles não havia como ter.

Soluções para a tarefa

Respondido por S4mi53
2

Resposta:

Utilizada em grande escala, durante um longo período, a mão de obra escrava era comprada, pelos cafeicultores, por meio do tráfico negreiro, ou adquirida no comércio interno, no qual os escravizados eram originários de engenhos e fazendas em processo decadente no Nordeste após o período do Ciclo do Açúcar.

A rotina dos escravizados, nos cafezais, era limpar o terreno, plantar e colher. Após a colheita, o café era exposto ao Sol, Num segundo momento, quando os grãos já se encontravam secos, eram batidos com vara ou moídos em pilões. Ensacado, o café era levado em mulas que eram conduzidas, por escravizados, até os portos de embarque.

A classe burguesa possuía o poder econômico, por que detinha os meios de produção. Os donos do capital necessitavam de mercado para escoarem a sua produção e vendê-la. Dentro da lógica de uma economia de consumo, o escravizado estava descartado, pois, como propriedade do seu senhor, não recebia pelo seu trabalho; logo não tinha poder de compra.

Podemos então observar que o escravizado aumentava o seu mercado consumidor,logo essa é a importância do escravizado na economia cafeeira.

Perguntas interessantes