Filosofia, perguntado por Teffynhaah174, 7 meses atrás

importância da filosofia cristã na construção de uma filosofia da religião.

Soluções para a tarefa

Respondido por PhillDays
1

☺lá, Teffy, como estás nestes tempos de quarentena⁉ Como vão os estudos à distância⁉ Espero que bem❗

.

Temos que para que uma filosofia da religião seja construída os pressupostos religiosos deste sistema devem ser claros e todas as inferências lógicas devem ser válidas para as posteriores conclusões deste sistema. A questão é que estes pressupostos religiosos, sendo na forma de axiomas, são pressupostos primeiros, ou seja, não há  um processo de verificação anterior à eles sendo estes, portanto, dogmáticos e aceitos pela fé.

.

Tendo dito isto meu primeiro comentário é: para se construir UMA filosofia da religião a filosofia cristã é totalmente dispensável. Podemos construir inúmeras filosofias religiosas, porém a questão é: elas são filosofias que explicam minimamente a nossa realidade? São filosofias que chegam em conclusões minimamente satisfatórias? Elas são boas filosofias? São coerentes ou contraditórias? Elas são VERDADEIRAS?

.

Meu segundo comentário então parte da minha última pergunta: para uma filosofia da religião verdadeira eu não tenho dúvidas de que a filosofia cristã, sendo aquela que parte da verdade (da Revelação de Deus nas Escrituras e do Logos encarnado, crucificado e ressurreto), é INDISPENSÁVEL para a construção de uma filosofia da religião CORRETA. Como está em Provérbios 21:30 "Não há sabedoria, nem entendimento, nem conselho contra o Senhor."

.

Eu recomendo que você leia livros de autores como o americano Gordon H. Clark (traduzidos pela Editora Monergismo), como "Três tipos de filosofia religiosa", "Introdução a filosofia cristã" e "Uma visão cristã dos homens e do mundo" ou ainda do holandês Herman Dooyeweerd, como o "No crepúsculo do pensamento ocidental", para ter uma ideia melhor das diferentes esferas da construção de uma visão de mundo e qual é a relação da religião, da filosofia e da fé com todas elas.

.

Em suma, Dooyewerd, por exemplo, deixa claro com maestria de que todas as visões de mundo são na essência religiosas e, portanto, qualquer filosofia será fundamentada em compromissos religiosos. Por quê? Pois princípios primeiros são dogmáticos, ou seja, são compromissos pessoais (de todo o intelecto e emoção) de cada um com uma (ou mais) fonte de autoridade e poder inquestionável e absoluta, sendo esta fonte de autoridade e poder o deus daquela pessoa. Sendo assim, todas as visões de mundo são fundamentalmente dogmáticas e religiosas. Isto ajuda um pouco a compreender a própria estrutura do nosso mundo e em como as diferentes filosofias acabam se assemelhando e se diferenciando.

.

.

.

.

______________________________

☕ Bons estudos.

(Dúvidas nos comentários) ☄

________________________$\LaTeX$

☃ (+ cores com o App Brainly) ☘  

.

.

.

"Absque sudore et labore nullum opus perfectum est."

Perguntas interessantes