Imperialismo europeu e seus impactos na África e na Ásia e elaborar um resumo com o mínimo de 20 linhas e máximo de 30 linhas
me ajudem pfffff e pra hj pffff
Soluções para a tarefa
Resposta:
O imperialismo europeu na África ocorreu ao longo do século XIX.
Até 1876, 10,8% do território africano estavam em posse de colonizadores. Já em 1900, o domínio europeu correspondia a 90,4%.
Explicação:
A princípio, a exploração europeia estava espalhada ao longo da costa, com fortes postos comerciais que garantiam o tráfico de escravos. As primeiras dominações em larga escala começaram com a França e Grã-Bretanha.
A França ocupou a Argélia, em 1832, a Tunísia, em 1881 e, em seguida, o Marrocos. Assim, estava criada África Ocidental Francesa.
Por sua parte, com o mesmo intuito de expansão territorial, a Grã-Bretanha apossou-se do Egito em 1882, do Sudão e do sul da África.
Em 1876, o rei da Bélgica, Leopoldo II, dominou toda a área atual do Congo. A região ficou sob o domínio pessoal do monarca até 1908, quando foi vendida ao governo da Bélgica e correspondia a oitenta vezes o tamanho do país dominante.
O imperialismo na África ocorreu ao longo do século XIX e XX, com a necessidade de expandir os mercados consumidores de produtos manufaturados, além da captação de matéria prima.
O imperialismo na África
A ocupação do continente africano teve início na costa, com o comércio de escravos que perdurou do século XVI ao XIX. Porém, os países começaram a ocupar territórios inteiros, como forma de garantir a dominação e o monopólio do comércio com aquele país. Foram realizadas conferências de divisão de territórios entre os países europeus.
Leia mais sobre imperialismo em:
https://brainly.com.br/tarefa/4726527