Imigrantes estimulam a economia de países europeus Um estudo avaliou os fluxos migratórios para a Europa ocorridos de 1985 a 2015 e concluiu que eles causam um efeito positivo na economia do continente, embora enfrentem resistência de parte da população em muitos países. A chegada de pessoas buscando asilo não parece produzir efeitos prejudiciais nas finanças públicas dos países que as recebem. Os pesquisadores examinaram o impacto da entrada de imigrantes sobre a economia dos 15 países que mais receberam estrangeiros nesse período, entre eles, Alemanha, França, Reino Unido, Suécia e Holanda. Disponível em: www.revistapesquisa.fapesp.br/imigrantes-estimulam-a-econo- mia-de-paises-europeus/. Acesso em: 8 jun. 2021. É muito comum a resistência de parte da população europeia a imigrantes; por diversas vezes, imigrantes e refugiados são acusados de prejudicarem a economia, provocarem aumento significativo dos gastos públicos com as pessoas que buscam asilo, entre outros aspectos políticos, sociais e econômicos. Todavia, com a notória desaceleração do crescimento populacional de alguns países, a migração pode ajudar: A na medida em que o incentivo à emigração estimula o crescimento populacional. B na medida em que o incentivo à imigração estimula o crescimento vegetativo de determinada sociedade. C na medida em que os imigrantes se tornam residentes permanentes, o que torna o impacto econômico positivo, uma vez que eles pagam taxas e impostos. D na medida em que, com o crescimento vegetativo negativo de outros países, a entrada de imigrantes colabora para o crescimento populacional negativo do país que os recebe. E na medida em que o incentivo à emigração torna o saldo migratório positivo, o que, somado ao crescimento vegetativo, colabora para o crescimento populacional positivo.
Soluções para a tarefa
Opção D
Pois mais imigrantes = mais idosos em geral no pais = mais gastos
Pessoas saindo do país = menos idosos nos países em que os imigrantes estão saindo = menos gastos
A alternativa correta sobre o que a migração pode ajudar é a letra C) na medida em que os imigrantes se tornam residentes permanentes, o que torna o impacto econômico positivo, uma vez que eles pagam taxas e impostos.
As migrações são os atos de indivíduos que se movem de uma região para outra por diversos motivos, que podem ser políticos, econômicos, sociais, religiosos, entre outros. Quando esse processo se dá de um indivíduo que vai de um país para outro, ele se chama imigração.
Entretanto, mais recentemente, as políticas migratórias em diversos países desenvolvidos têm se mostrado mais fechadas, por diversos motivos, como aumento de gastos com serviços públicos, possibilidade de maior precarização, hipótese de não haverem empregos para população local, medo de atos de vandalismo, procura por sociedade homogênea, etc.
No entanto, o país que recebe imigrantes pode acabar se saindo vantajoso, mesmo que tenha desacelerado seu crescimento populacional, visto que os imigrantes passam a ser residentes permanentes, o que faz com que tenham de pagar impostos e as outras taxas que auxiliam a economia do país.
Leia sobre assunto relacionado em:
https://brainly.com.br/tarefa/13398025