Imagine um carro A com velocidade constante de 90 km/h e um carro B saindo do repouso com uma aceleração de 5 m/s². Depois de quanto tempo o carro B vai ter uma velocidade maior que a do A se o mesmo continuar acelerando?
Soluções para a tarefa
Resposta:
HOME
FÍSICA
MECÂNICA
EXERCÍCIOS RESOLVIDOS SOBRE MOVIMENTO UNIFORME
EXERCÍCIOS RESOLVIDOS SOBRE MOVIMENTO UNIFORME
FÍSICA
Trazemos aqui alguns exercícios resolvidos passo a passo sobre o movimento uniforme para você potencializar seus estudos sobre o tema.
  
Reunimos para você alguns exemplos de exercícios resolvidos sobre o movimento uniforme para melhorar a sua compreensão sobre o tema. O movimento uniforme ocorre quando um móvel desloca-se em trajetória retilínea e com velocidade constante, sem aceleração.
Quando um móvel desloca-se em movimento uniforme, ele percorre espaços para intervalos de tempo iguais. Além disso, no movimento uniforme, a velocidade média é igual à velocidade instantânea.
No movimento uniforme, podemos calcular a velocidade em que um corpo move-se usando a equação mostrada abaixo:

v – velocidade média
ΔS – deslocamento
Δt – intervalo de tempo
Quer saber de mais detalhes sobre o movimento uniforme? Confira o nosso artigo que apresenta toda a teoria por trás desse tipo de movimento: Movimento Uniforme.
Veja também: Como resolver exercícios de Cinemática?
Exercícios resolvidos
1) Um veículo move-se com velocidade constante de 36 km/h. Ao seu lado, um outro veículo trafega com velocidade constante de 54 km/h. Assinale a alternativa que indica qual será a distância, em km, entre esses veículos após um intervalo de tempo de 5 minutos.
a) 5,0 km
b) 2,0 km
c) 1,5 km
d) 3,0 km
e) 18 km
Gabarito: Letra C.
A resolução desse exercício requer que calculemos o espaço percorrido pelos dois veículos, para que, em seguida, descubramos qual foi a diferença de espaço percorrido por eles. No entanto, nesse exercício, existem algumas unidades de medida de velocidade e tempo que requerem atenção. Por isso, transformamos as velocidades, dadas em km/h em m/s, dividindo-as pelo fator 3,6. Em seguida, é necessário multiplicar o tempo de 60 minutos por 60, a fim de utilizarmos o tempo informado em segundos. Observe a resolução:

2) Uma pessoa sobe por uma escada rolante de 8 m de base por 6 m de altura com uma velocidade constante de 0,5 m/s. Determine o intervalo de tempo necessário para que ela consiga chegar ao topo dessa escada.
a) 15 s
b) 20 s
c) 10 s
d) 40 s
e) 12 s
Gabarito: Letra B.
Para calcularmos o tempo necessário de subida, precisamos usar a fórmula da velocidade média. No entanto, o deslocamento sofrido enquanto a pessoa sobe a escada ocorre na direção da hipotenusa de um triângulo cujos catetos são 8 m e 6m e, por isso, precisamos calculá-lo por meio do teorema de Pitágoras, confira a resolução:

3) Deseja-se fazer uma viagem de 90 km de distância com velocidade média de 60 km/h. Um veículo percorre os primeiros 30 km desse trajeto em um intervalo de tempo de 30 minutos (0,5 h). Assinale a alternativa que mostra o tempo restante para o motorista terminar o percurso, a fim de que ele mantenha a velocidade média desejada.
a) 3,0 h
b) 2,0 h
c) 0,5 h
d) 1,0 h
e) 0,25 h
Gabarito: Letra D.
Como dito no enunciado do exercício, deseja-se que a velocidade média de todo o percurso seja de 60 km/h. Para tanto, vamos determinar qual é o tempo que essa viagem deve acontecer:

Como o motorista gasta 30 minutos nos primeiros 30 km do trajeto e o tempo total de viagem não pode exceder 1,5 h, então, o tempo que lhe resta para percorrer os 60 km seguintes é de 1 h.
4) Um trem necessita completar uma viagem de 400 km em um tempo máximo de 4h, movendo-se a 80 km/h. Após 30 minutos de viagem, o trem quebra e fica parado por 30 minutos. Determine a velocidade média que o trem precisará desenvolver no restante do trajeto para chegar a tempo em seu destino.
a) 100 km/h
b) 120 km/h
c) 160 km/h
d) 90 km/h
e) 70 km/h
Gabarito: Letra B.
Para resolver esse exercício, precisamos descobrir quanto o trem andou antes de ter quebrado. De acordo com o exercício, o trem movia-se a 80 km/h e, após 30 minutos, quebrou. Fazendo o cálculo, descobrimos que esse trem andou uma distância de 40 km. Como o conserto do trem demorou mais 30 minutos, restam apenas 3h do tempo total de viagem, para que o trem não se atrase, e uma distância de 360 km. Dessa forma, fazemos o cálculo da velocidade para a distância e o tempo restante, então, encontramos o valor de 120 km/h. Veja o cálculo:

Por Me. Rafael Helerbrock

Veja aqui como resolver, passo a passo, alguns exercícios sobre o movimento uniforme.
ARTIGOS RELACIONADOS
Física
Movimento uniformemente variado
Física
Análise dimensional
Física
Força peso
Física
Movimento uniforme
Física
Movimento acelerado, retardado e uniforme
Física
Gráficos do Movimento Uniforme (MU)
Física
Como resolver exercícios de Cinemática?
Versão mobile
Resposta: 5 segundos.
Explicação:
Observe que a unidade da velocidade está em km/h e a da aceleração está em m/s^2. Para compará-las, precisam ser equivalentes.
Para transformar km/h para m/s, basta dividir por 3,6.
90 km/h ÷ 3,6 = 25 m/s.
Essa é a velocidade do carro A, que se mantém constante. O carro B vai iniciar seu movimento, acelerando até chegar na velocidade de A. O que se sabe sobre B?
Sabemos sua velocidade inicial, que é 0. Sua velocidade final será de 25 m/s, já que a velocidade final pretendida é a mesma do carro A. Sua aceleração é de 5 m/s^2. Então temos:
Vo = 0
V = 25 m/s
a = 5 m/s^2
Queremos o tempo (t). Aplica a fórmula:
V = Vo + at
25 = 0 + 5 . t
25 = 5t
t = 25 ÷ 5
t = 5 s
Em 5 segundos, o carro B vai ter a velocidade igual à do carro A (25 m/s). Depois desse tempo, sua velocidade passará ser maior que a do carro A, pois ele continuará acelerando.
Espero ter sido claro. Dúvidas? Deixe nos comentários. Bons estudos!