ENEM, perguntado por Carlamenezes19, 1 ano atrás

Imagine que você trabalha numa concessionária de distribuição de energia elétrica. Como você sabe, nas subestações elevadoras e abaixadoras de tensão existem, além de outros equipamentos, os TCs – Transformadores de Corrente e os TPs – Transformadores de Potencial. Você está analisando qual o TP e o TC a ser instalado numa nova subestação, que está em processo de implantação. Considere que o nível de tensão e corrente no qual esses equipamentos serão instalados será de 11,9 kV e 231A e que a relação de transformação nominal do TC é 300/5
Como você explicaria para sua equipe a definição de TC e TP e sua função no sistema de distribuição de energia? Como faria o cálculo da relação de transformação do TP? E qual seria o valor da corrente no secundário do TC?

Soluções para a tarefa

Respondido por LeticiaGTobias
36
RESPOSTA BASE

O TC é um dispositivo que permite acompanhar o nível de corrente que circula em determinado sistema. Ele traz uma corrente de referência para que seja possível utilizar circuitos de medição que não venham a interferir no consumo do sistema. Já que será utilizado um TC 300/5, a relação de corrente será 60 vezes menor no secundário do transformador, isso quer dizer que teremos 3,85 A para a medição. Já o TP possui a mesma característica do TC, porém ele serve para analisar a tensão que está presente em determinada linha. É comum o uso do TP com relação de 120, ou seja, o secundário do TP terá tensão de 99 V.

LeticiaGTobias: Lembrando que essa é uma resposta base, então é aconselhável que escrever com suas palavras para postar, assim sua atividade não corre o risco de ser invalidada.
KarineKS: Atenção, a saída dos TPs são padronizadas em 115V, logo a relação de transformação do mesmo será Vp/Vs, sendo assim, RTP = 11900/115, aproximadamente 103,48
Joaopraxedes: A informação que a Karine passou está correta e complementa a resposta da Letícia.
Respondido por alexfsousa1
0

Resposta:

O transformador de corrente de medição deve manter sua precisão para correntes nominais e o de proteção deve ser preciso até o valor de fator de sobrecorrente especificado pelo cliente.

Ainda, o núcleo magnético do transformador de corrente de medição é de seção menor do que os de proteção, para que saturem quando a corrente primária atinge altos valores durante o curto-circuito.

Explicação:

Perguntas interessantes