01
Leia os fragmentos que seguem.
Lira I
Eu, Marília, não sou algum vaqueiro,
Que viva de guardar alheio gado;
De tosco trato, d’expressões grosseiro,
Dos frios gelos, e dos sóis queimado.
Tenho próprio casal, e nele assisto;
Dá-me vinho, legume, fruta, azeite;
Das brancas ovelhinhas tiro o leite,
E mais as finas lãs, de que me visto.
Graças, Marília bela,
Graças à minha Estrela!
(GONZAGA, Tomás Antônio. Marília de Dirceu. Coleção
Prestígio, s/l: Tecnoprint, s/d. p. 25)
A Jesus Cristo Nosso Senhor
Pequei, Senhor; mas não porque hei pecado,
Da vossa alta clemência me despido;
Porque quanto mais tenho delinquido,
Vos tenho a perdoar mais empenhado.
(...)
Se uma ovelha perdida e já cobrada
Glória tal e prazer tão repentino
Vos deu, como afirmais na sacra história,
Eu sou, Senhor, a ovelha desgarrada,
Cobrai-a; e não queirais, pastor divino,
Perder na vossa ovelha a vossa glória.
(MATOS, Gregório de. A Jesus Cristo Nosso Senhor.
In: CEREJA, Roberto William; MAGALHÃES, Tereza
Cochar. Literatura brasileira: ensino médio. 3. ed. São
Paulo: Atual, 2005. p. 135.)
Sobre os períodos literários a que pertencem esses dois trechos, é possível afirmar que
I o poema de Gregório de Matos refere-se ao período Barroco, que tinha como uma de suas
principais características o conflito espiritual, dividindo o homem entre o pecado e o perdão.
II Tomás Antônio Gonzaga constrói sua “Lira I” bem ao gosto árcade, procurando a
simplicidade dos versos, descrevendo a natureza amorfoseada, pintando um ingênuo e
idílico quadro.
III o sujeito-lírico, no poema de Gregório de Matos, argumenta em favor de sua absolvição,
num jogo de idéias, utilizando uma parábola como exemplo. Esse procedimento, chamado
conceptismo, era muito comum no Barroco.
Das afirmativas acima, pode-se dizer que
a) apenas I e III estão corretas.
b) apenas II e III estão corretas.
c) apenas a II está correta.
d) I, II e III estão corretas.
e) apenas I e II estão corretas.
Dhraco:
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8
I. VERDADEIRA - De fato, Gregório utilizou esta oposição de ideias que inerente ao barroco, não só denota, como também intensifica a situação atormentada da época.
II. VERDADEIRA - Sim, embora seja um poema com contornos árcades bem definidos, ele constrói um quadro ingênuo, pois não há uma imagem delimitada sendo construída no transcorrer do poema, há apenas imagens lançadas quase que aleatoriamente, toda esta liberdade conferida as imagens, pronuncia o amorfosear da natureza descrita.
III. VERDADEIRA - O conceptismo foi muito bem definido, pois está extremamente explícita a argumentação em prol do eu-lírico que, por meio da retórica, almeja justificar seus desfalques.
Alternativa (d)
II. VERDADEIRA - Sim, embora seja um poema com contornos árcades bem definidos, ele constrói um quadro ingênuo, pois não há uma imagem delimitada sendo construída no transcorrer do poema, há apenas imagens lançadas quase que aleatoriamente, toda esta liberdade conferida as imagens, pronuncia o amorfosear da natureza descrita.
III. VERDADEIRA - O conceptismo foi muito bem definido, pois está extremamente explícita a argumentação em prol do eu-lírico que, por meio da retórica, almeja justificar seus desfalques.
Alternativa (d)
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