Imagine que você tenha que realizar um cruzamento hipotético entre dois indivíduo e a partir disso precisa determinar genotipicamente seus descentes. Um indivíduo é homozigoto dominante para o gene A e heterozigoto para o gene B. O outro é homozigoto recessivo para os dois genes
Soluções para a tarefa
A proporção genotípica dos descendentes de um cruzamento entre um indivíduo homozigoto dominante para o gene A e heterozigoto para o gene B com outro homozigoto recessivo para os dois genes será de 50% de indivíduos AaBb e 50% Aabb, alternativa B está correta.
Segunda Lei de Mendel
Esta questão envolve princípios da Segunda Lei de Mendel. Assim, temos dois genes distintos que queremos determinar como serão observados nos descendentes de um determinado cruzamento. Logo, sabendo-se que temos um indivíduo homozigoto dominante para o gene A e heterozigoto para o gene B, enquanto o outro indivíduo é homozigoto recessivo para os dois genes, temos o seguinte:
AABb × aabb
AB | Ab
ab | AaBb | Aabb
Assim, pode-se observar que apenas dois genótipos são possíveis deste cruzamento: AaBb e Aabb, cada um com 1/2 ou 50% de probabilidade de ocorrência.
Acho que o restante da questão é esse:
"Determine a proporção genotípica dos descentes e assinale a alternativa que melhor justifica essa proporção.
a) 25% AABb; 75% aabb
b) 50% AaBb; 50% Aabb.
c) 50% AABb; 50% aabb
d) 25% AaBb; 25% Aabb; 25% aaBb; 25% aabb
e) 25% AaBb; 25% Aabb; 25% aaBb; 25% aabb"
Você pode continuar estudando sobre a Segunda Lei de Mendel aqui: https://brainly.com.br/tarefa/2491841
#SPJ4