Imagine que você seja o gestor de estoque de uma empresa de manufatura e sua função é manter os níveis de estoque de matéria-prima em nível suficiente para atender a demanda diária de produção. Dentre as ferramentas estudadas, cite duas das quais você utilizaria? Justifique a sua resposta para cada uma das ferramentas escolhidas.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Bom, não sei se chegou a estuda-los, mas esses podem servir!
ERP: O ERP, ou Sistema de Gestão Empresarial é capaz de integrar todos os setores e otimizar o fluxo de informações. Uma vantagem do ERP é que, na maioria das vezes, ele pode ser adquirido em módulos, e muitas empresas fabricantes desenvolvem suas próprias versões — especialmente destinados ao controle de estoque.
Com o ERP, o gestor terá condições de efetuar uma análise contínua do fluxo de movimentação das mercadorias, do histórico de vendas, dos prazos de entrega dos fornecedores e dos períodos de pico de vendas (sazonalidade).
PEPS: O Primeiro que Entra é o Primeiro que Sai (PEPS) é um método baseado na ideia de que os produtos que chegaram primeiro ao estoque (os mais antigos) devem ser vendidos primeiro, enquanto os mais recentes vão para o final da fila (ou da gôndola).
É muito utilizado no mercado graças às vantagens que proporciona, como:
-redução de perdas decorrentes do vencimento do prazo de validade;
-redução do giro do produto;
-garantia de que os clientes receberão os produtos mais novos;
-aumento na qualidade do controle de estoque.
Explicação: