Sociologia, perguntado por jackelineoficial, 3 meses atrás

"imagine que você é um governante e tem total liberdade para implantar as ideias positivistas em seu governo, quais seriam suas principais medidas? alguém me ajuda ​

Soluções para a tarefa

Respondido por gsilvia32
0

Resposta:

Já temos o lema do positivismo em nossa bandeira brasileira, é só notar , está lá "Ordem e Progresso". A ordem é o progresso faz parte do lema positivista , que tem por princípios, uma sociedade funcionando dentro de uma ordem orgânica e funcional, na qual, cada indivídual tem sua função e não deve ocorrer "desvio" de funções. É, necessariamente, apenas dentro de uma ordem específica , que poderá ocorrer o progresso.

Na Verdade, essas sociedades funcionais são , na cabeça  do Comte, do Durkheim e de seus seguidores comparadas às sociedades das formigas, das abelhas , de cupins entre outras sociedade onde todos tem suas funções especícicas e não há mobilidade social, ou seja, a formiga que faz a segurança do formigueiro jamais estaria executando uma função de procriadora , por exemplo.Ou , uma abelha operária, nunca seria uma abelha rainha e assim por diante. Diante disso , podemos dizer que,  as teorias positivistas são conservadoras, não toleram mobilidade social, ou seja, um indivíduo não deve mudar de uma classe ou   se transferir de uma situação considerada funcional ,dentro da socidedade para executar funções que não são suas. O positivismo preza pela solidariedade mecânica e orgânica, ou seja, aceite sua função,não questione sua tarefas dentro do organismo social, Assim, a sociedade baseada na ordem e progresso, é aquela em que todos devem estar dispostas a executar, de forma mecânica(sem questionar) e mostrar solidariedade com a coletividade, de novo, ou seja, não ficar "agitando" outros funcionários, apenas,  cada um deve fazer o seu trabalho ,a sua função. Senso crpitico em relação ao funcionalismo deve ser nulo.

Já, teoria dialética de Marx ,mostra uma visão de sociedade totalmente oposta, dinâmica, carregada de nuances de relações de poder, relações de trabalho, mostra que a história da humanidade não é linear, para se encaixar inteira numa "linha do tempo"! As relações humanas, dentro das sociedades, podem e devem mudar o tempo todo, não são estáticas, são cheias de relações complexas, com paradigmas e situações paradoxais. A dinâmica das relações humanas são incrivelmente complexas, o ser humano pode criar culutras, inclindo a própria cultura e ,se diferenciar de outras sociedades, através  das diferenças culturais. Uma visão dialética marxista da realidade social, nos mostra  de forma ampliada, as diversidades dos fatos , das coisas, das realidades, das culturas, da genética humana. Marx nos deixa ver e entender que, uma pessoa comum, pode e deve lutar por direitos, por igualdade de oportunidades e por mobildade social, ou seja, podemos sim, mudar de profissões, participar ativamente da política do nosso país, nos manifestar quando não estivermos satisfeitos e buscarmos nossos direitos fundamentais , caso não estejam sendo garantidos ou estejam sendo violados.

Explicação:

Perguntas interessantes