1 - Quais foram as atividades econômicas praticadas no Brasil durante os séculos XVI, XVIII e XIX
Soluções para a tarefa
Resposta:Olá!!
Vamos analisar as principais atividades econômicas do Brasil cada uma separadamente:
- Século XVI: Nessa época nós podemos citar como principal meio de negocia a fabricação da cana-de-açúcar nos engenhos. O que trouxe muito dinheiro para a Coroa Portuguesa e fez com que possíveis invasores se afastassem.
- Século XVII: Aqui também nós temos a continuação dos engenhos de açúcar que começou a entrar em declínio, mas uma modalidade nova se iniciou que foi a mineração de ouro.
- Século XVIII: Nessa fase foi onde se iniciou a chamada Primeira Corrida do Ouro da Idade Moderna, o que fez com que o Brasil recebesse muitos estrangeiros que estavam querendo possuir mais riquezas.
- Século XIX: Já aqui nós entramos no famoso ciclo do café que acabou criando uma elite, conhecida como Elite dos Cafeicultores, que perdurou por mais de cem anos e trouxe muito investimento para o Brasil.
Explicação:
Espero ter ajudado! Bons Estudos!
O Brasil durante os séculos XVI, XVIII e XIX teve diversos ciclos econômicos, sendo respectivamente a cana de açúcar, Ciclo do Ouro e por fim o Ciclo do Café. Cada um desses períodos contou com características econômicas, mão de obra e meios de produção específicos.
Ciclo da cana de açúcar
O ciclo do açúcar ocorreu no século XVI, nesse período a cana de açúcar era o principal produto de exportação do Brasil, as plantações de cana estavam localizadas na região nordeste e possuía a mão de obra escrava.
Ciclo do Ouro
O ciclo do ouro, ocorreu no século XVII, nesse momento o ouro passa a ser o principal produto da economia brasileira, devido a queda do valor do açúcar causado pela concorrência de holandeses e ingleses no Caribe.
A mineração se concentrou na região sudeste, no Estado de Minas Gerais que possuia enormes reservas de ouro e metais preciosos. O ciclo do ouro forçou o governo a mudar a capital do país para o Rio de Janeiro para melhor fiscalizar a mineração.
Ciclo do Café:
No século XIX o café ganhou protagonismo como o principal produto de exportação do Brasil, o modelo de produção se baseava em grandes latifúndios, com uso de mão de obra escrava, embora nesse período houvesse mão de obra estrangeira assalariada.
A importância do café era tão grande que a elite cafeeira, ocupava importantes funções no governo, criando a política do café com leite, além disso quando Vargas toma o poder em 1930, a pressão das oligarquias do café foi tanta que o governo comprava excedentes de produção para garantir o lucro e manter o valor do produto alto.
Leia mais sobre os ciclos econômicos do Brasil em: https://brainly.com.br/tarefa/28517949