Imagine que você é um empresário e percebeu que, na sua empresa, vêm surgido alguns casos pelo uso abusivo de drogas (lícitas e ilícitas).
Diante disto, elabore uma campanha que fomente a prevenção/educação para o uso das drogas. A sua campanha deve conter um nome, um slogan, uma justificativa e a forma que ela acontecerá (reuniões, palestras...).
Se for facilitar a resposta pode ser dividida em tópicos.
Soluções para a tarefa
Resposta:
“Uma palestra isolada sobre drogas pode aumentar a curiosidade dos jovens e estimular o consumo ao invés de diminuí-lo. Ações de prevenção têm de ser multicomponentes e de longo prazo.”
As pessoas têm muito medo delas por causa da aura da ilegalidade.
Mas o que sabemos hoje é que dificilmente um adolescente vai começar a usar mac***a, cocaína ou cra** sem antes ter feito um uso abusivo de álc**l ou de inalantes, como la***-perfume e cola de sapateiro.
Fica, portanto, difícil fazer prevenção focando nas drogas ilícitas e de menor consumo.
O cr**k, por exemplo, atinge uma parcela mínima da população, enquanto o álcool cria muito mais danos sociais, que podem ser provocados por um único episódio de consumo.
Os pais acham que beber faz parte do processo de crescimento e esquecem dos riscos.
Além disso, quanto mais se retardar o primeiro contato do jovem com o álcool, menores as chances de ele fazer uso abusivo desta ou de outras dr**as.
→ Nome da campanha: "Se Respeite! Procure ajuda!"
→ Slogan: "Respeite seu corpo. Respeite sua vida. Se Respeite! Procure ajuda."
→ Justificativa: Sabe-se que as drogas ilícitas (proibidas por lei) provocam sérios danos cerebrais, emocionais e sociais. Além disso, também é de consenso que as drogas lícitas (como remédios para dor de cabeça) quando usadas de forma indiscriminada (em doses inadequadas) são capazes de provocar efeitos colaterais indesejáveis como distúrbios no fígado, por exemplo. Uma forma de combater esse problema seria realizar campanhas de conscientização e cartazes nos murais da empresa contendo informações de contato para pedido de ajuda. A intenção de "Se Respeite! Procure ajuda" é fazer com que a pessoa tenha cuidado de seu próprio corpo e vida, uma forma de fazer a pessoa lutar por isso é começar pedindo ajuda.
→ Como irá acontecer: o setor de psicologia da empresa irá realizar campanhas de conscientização semestrais, através de palestras abordando os riscos do uso de drogas, bem com pesquisas científicas, dados de mortalidades, depoimentos de pessoas que estão em recuperação, etc... Também serão elaborados cartazes com imagens fortes dos efeitos colaterais indesejados do uso de drogas. Nesse cartaz irá conter o slogan e abaixo dele o contato do setor de psicologia da empresa, que irá efetuar os aconselhamentos necessários e encaminhamentos a especialistas.