Imagine que você é recém formado(a) e faz parte de uma equipe de saúde em um grande hospital. Na primeira consulta para realizar um diagnóstico, você conhece a rotina de João: professor de educação física que trabalha meio turno em uma academia e meio turno em uma escola, todos os dias, completando 40 horas semanais. Além desses dois empregos, João mantém uma rotina semanal de treinos por ser maratonista.
Descrição da imagem não disponível
Levando em consideração a bioenergética e todos os processos envolvidos, explique de forma sintética e clara como as células produzem energia para o perfeito funcionamento do organismo de João.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Levando em consideração a vida ativa do João .
Explicação:
1. Para o perfeito funcionamento das células, é necessário que João tenha uma dieta equilibrada rica em carboidratos, gorduras e proteínas que são as biomoléculas energéticas. Após a ingestão desses alimentos, eles são processados pelo organismo para posteriormente se tornarem energia útil para as células.
2. O processo de produção de energia inicia com a quebra da glicose e sua conversão em duas moléculas de ácido pirúvico. Esse processo consome duas moléculas de ATP, mas produz quatro delas. Portanto, como resultado da etapa da glicólise, temos um saldo positivo de duas moléculas de ATP.
3. Outro fenômeno que acontece durante a glicólise é a retirada dos átomos de hidrogênio da molécula de glicose. Eles são ligados com dois receptores conhecidos como NAD, portanto, a glicólise também resulta na formação de 2 NADH2. Outra forma é quando o fosfato da ponta do ATP se solta (por hidrólise do ATP) e o resultado é que o ATP vira ADP (Adenosina Di-Fosfato) e o fosfato fica livre. Esse processo libera energia e essa quantidade de energia liberada é precisamente a requerida para a grande maioria das necessidades biológicas.