Imagine que você é enfermeiro de um hospital público na periferia de Salvador, na Bahia. Um paciente do sexo feminino, de raça branca, com 5 anos de idade, moradora de um bairro carente da capital, foi encaminhado para avaliação da enfermagem. A mãe da criança relatou o aparecimento de uma lesão na conjuntiva de ambos os olhos com crescimento lento há cerca de 2 anos.
Soluções para a tarefa
Resposta:a) A criança apresenta deficiência de vitamina A. Esta vitamina é dividida em vitamina A pré-formada (retinol), ou seja, que está pronta para ser utilizada pelo organismo, e a pró vitamina A (carotenoides),que pode transformar-se em vitamina A conforme a necessidade. Suas principais funções incluem: auxílio na visão, participação na síntese de proteínas e na diferenciação celular, protegendo, assim, a pele e os tecidos epiteliais, e auxílio na reprodução e no crescimento.
b) Os principais sinais e sintomas da deficiência dessa vitamina são cegueira noturna, pele e cabelos ressecados, rachaduras nas unhas, conjuntivite recorrente, olhos infectados, ulcerados, xeroftalmia, daltonismo e degeneração macular.
c) As fontes alimentares de vitamina A pré-formada (retinol) são os alimentos de origem animal, como (principalmente fígado) gemas de ovos, leite integral e seus derivados (manteiga e queijo). A pró-vitamina A (carotenoides) é encontrada em frutas e legumes amarelos e alaranjados, como manga, mamão, cajá, goiaba vermelha, abóbora e cenoura.
Explicação: