Filosofia, perguntado por TheFamousP, 6 meses atrás

Imagina a nossa natureza, relativamente à educação ou à sua falta, de acordo com o seguinte caso. Suponhamos homens em uma caverna. Eles estão lá dentro desde a infância, algemados, de tal modo que só lhes é dado olhar para a parede à sua frente. Serve-lhes de iluminação uma fogueira ao longe e tudo o que sempre viram foram sombras projetadas pelo fogo na parede: sombras de pessoas, de objetos etc. Considera pois o que aconteceria se eles fossem soltos das cadeias e curados da sua ignorância; que julgas tu que diriam, se alguém lhes afirmasse que até então eles só viram coisas vãs, enquanto que agora estão mais perto da realidade e da verdade? Precisariam se habituar, julgo, se quisessem ver o mundo superior. A educação seria, pois, a maneira mais fácil e eficaz de, uma vez que eles não olham para onde devem olhar, dar-lhes os meios para tal.
De acordo com a alegoria da caverna de Platão, a educação tal como proposta pelo filósofo permite aos indivíduos a
a) compreensão da realidade para além das aparências.
b) consideração de que os pontos de vista são relativos.
c) contemplação da palavra revelada pelas divindades.
d) capacitação técnica voltada ao mercado de trabalho.
e) erudição decorrente da memorização de conteúdos.


Chuvosa: letra A, porque segundo o alegoria de platão seria algo além de vc julgar algo pelo o que lhe é mostrado e ir além.

Soluções para a tarefa

Respondido por alexandregoncalves83
12

Resposta:

Alternativa A

Explicação:

Para Platão, o verdadeiro conhecimento baseia-se na razão (mundo das ideias) e não nos nossos sentidos (aparências). As aparências são cópias imperfeitas da verdadeiras ideias.

Respondido por larissamagrani
6

Platão reflete acerca da educação (Paideia) e analisa o processo de ensino helênico, tendo em vista o progresso dos ensinamentos sofistas em favor da retórica e da oratória nas assembleias políticas (A).

Para Platão, a mímeses (imitação) não é uma técnica educativa apropriada às crianças, pois há, nas tragédias gregas, nos mitos e nas literaturas de Homero, personagens de caráter duvidoso e que não apresentam uma imagem benéfica e exemplificativa aos educandos gregos.

Assim, Platão concebe que a educação ideal, na República, é aquela cujos ensinamentos são produzidos pela razão e pelo ordenamento da alma humana. Assim, cada cidadão deveria ser educado de acordo com a alma que lhe é cabível, seja concupiscível, irascível ou racional.

Platão, ao criar sua teoria dos dois mundos, utiliza-se da metáfora do Mito da Caverna, que traz a ideia de verdade e ilusão. Para o pensador, a razão é a base para se obter um conhecimento epistemológico e constituir um livramento das opiniões e do erro.

Assim, a caverna representa a cegueira humana, que impede o homem de se chegar ao verdadeiro conhecimento. Essa cegueira são as experiências mundanas, que, por serem cópias do mundo inteligível, enganam o homem e o afasta do real.

De acordo com Platão, a matéria e o senso comum impedem que o homem conheça a verdade de fato, pois o corpo aprisiona a alma e a distancia da Inteligência. Assim, para se chegar ao Hiperurânio, o homem deve "sair da caverna" e usufruir da sua razão, única faculdade confiável e que pode conduzir o homem a aproximar-se da verdade.

Paideia em Platão:  brainly.com.br/tarefa/11125706

Anexos:
Perguntas interessantes