imagem esta relacionada a situação social dos negros no Brasil após a abolição da escravidão, em 13 de maio de 1888, e reflexo de:
A)uma lei que ratificou a libertação dos escravos, impedindo a difusão do preconceito e da discriminação aos libertos.
B)um ato da Princesa Isabel, que resultou no fim de mais de três séculos de escravidão e possibilitou uma vida digna aos negros.
C)uma lei que libertou os escravos, mas sem viabilizar a inserção destes na sociedade e seu acesso a direitos sociais básicos.
D)um movimento que se desenvolveu no Brasil e que garantiu condições de acesso de forma igualitária aos negros no mercado de trabalho.
E)um processo que, apesar de lento e gradual, garantiu a cidadania aos ex-escravos, na medida em que pôs fim a hedionda instituição da escravidão.
Soluções para a tarefa
Resposta:
letra C: uma lei que libertou os escravos, mas sem viabilizar a inserção destes na sociedade e seu acesso a direitos sociais básicos
Explicação:
Uma vez que a charge critica e ironiza o negro, que apesar deste ter sua liberdade, ele não possui os mesmos direitos que um homem branco, sendo assim, fazendo parte de uma hierarquia social que o desvaloriza.
É correta a alternativa C, de modo que a Lei Áurea garantiu a liberdade jurídica (acabou com a ideia de que um ser humano poderia ser "propriedade" de outro) e alguma proteção legal aos ex-escravizados, mas não foi acompanhada de um projeto amplo e profundo de inserção destas pessoas na vida social brasileira.
Com isto, houve a transferência dos afro-brasileiros, até então escravizados, de uma condição de vulnerabilidade social, jurídica e econômica total para uma outra situação de vulnerabilidade. O preconceito e a discriminação contra os libertos eram coisas comuns, tendo os libertos passado a viver em bairros precários e com grande dificuldade para se empregar.
Mais sobre o tema em:
https://brainly.com.br/tarefa/21120124
![](https://pt-static.z-dn.net/files/dd1/bb9dc2576174f1d56cced4ccebc525bc.jpg)